Câmara mantém transportes gratuitos para todos os alunos do concelho

2016/09/01

Com o aproximar de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a garantir passes escolares gratuitos a todos os alunos do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade que frequentam os estabelecimentos de ensino ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes no concelho.

A medida de alargamento dos transportes gratuitos a todos os alunos de Vila Nova de Cerveira foi aplicada no ano transato, e é para continuar no presente ano letivo. Até essa data, a Câmara Municipal comparticipava a totalidade da despesa com transportes escolares aos alunos do Ensino Básico (até ao 9º ano), enquanto do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) apoiava apenas em 50 por cento, sendo os restantes suportados pelos agregados familiares.

“Trata-se de mais um esforço do orçamento municipal para apoiar os alunos e os agregados familiares, constituindo-se como uma ação que procura promover e incentivar os jovens a concluir o ensino secundário. Esta medida de combate ao abandono escolar contribui para potenciar a formação dos jovens, tornando-os mais qualificados e competitivos para o mercado de trabalho”, assegura a Vereadora da Educação, Aurora Viães.

A proposta de dar continuidade a este apoio escolar foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara desta quarta-feira.