Ligação à rede pública de saneamento com 50% de redução

2016/09/05

A Câmara de Vila Nova de Cerveira está a promover, durante o período de um ano, uma campanha de redução de 50% com os encargos decorrentes da ligação à rede pública de drenagem de águas residuais domésticas. Processo deve ser regularizado junto dos serviços municipais.

Após um levantamento exaustivo efetuado pelos técnicos do Município em todas as freguesias do concelho, verificou-se que, dos edifícios agora servidos pela rede de drenagem, ainda existem alguns casos de pessoas que não regularizaram a ligação obrigatória à rede pública, tal como está definido nos artigos 9º e 77º do Regulamento Municipal dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais.

Porque esta ligação à rede pública obriga os particulares a executar obras dentro das suas propriedades que implicam encargos financeiros, a autarquia cerveirense aprovou, na última reunião de câmara, a redução para metade do valor da tarifa subjacente a este processo, a vigorar durante um ano.

“Solidária e atenta às dificuldades de alguns dos munícipes perante a atual situação económica, a autarquia acredita que esta medida representa um incentivo para que todos os cidadãos do concelho tenham acesso aos serviços públicos essenciais do ciclo urbano da água, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos munícipes e um ambiente mais sadio, com menos poluição e mais sustentável”, assegura o edil Fernando Nogueira.

De sublinhar que o atual executivo tem continuado a apostar na expansão da rede de drenagem de águas residuais que constituiu um significativo investimento municipal em prol do bem-estar das populações e da melhoria da qualidade ambiental no concelho. Neste sentido, a presente campanha pretende chegar a esta franja da população que ainda não efetuou a ligação aos sistemas de saneamento.

Esta autorização terá que ser sempre requerida individualmente pelo titular do contrato de fornecimento de água associada ao edifício em que se pretende a ligação, junto dos serviços municipais.