Terreiro transforma-se em eira comunitária no próximo sábado

2016/09/08

A Desfolhada Tradicional Minhota é já um evento muito aguardado pela comunidade cerveirense, evocando a vivência de usos e costumes relacionados com o ciclo do milho. Todos os anos, em setembro, o centro histórico de Vila Nova de Cerveira transforma-se num espaço de convívio e partilha à moda antiga, acolhendo a interação e alegria de jovens e menos jovens. Recriação está agendada para este sábado, a partir das 21h30.

Tudo é reconstituído como reza a tradição, com caráter autêntico e genuíno, desde o momento de virar o carro de bois e à desfolhada. Claro está que não falta a alegria dos sons e cantares tradicionais, contando com a presença do Rancho Folclórico de Campos, Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda, Rancho Folclórico Infantil de Gondarém e Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe.

O grande envolvimento da população de Vila Nova de Cerveira tem contribuído para que a Desfolhada Tradicional Minhota seja já uma referência no seio das manifestações etnográficas da região, com as gentes da terra a preservar usos e costumes do concelho.

Tradicionalmente conhecida como uma verdadeira festa minhota, a desfolhada associa ainda às danças, cantares e sons tradicionais, as estórias e as lendas, a gastronomia típica com a broa e o chouriço da região, acompanhados do bom vinho verde. Um dos momentos acontece com a descoberta do “milho rei” que, antigamente, protagonizava o roubo de um beijinho às raparigas que por ali trabalham…

Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e apoio da Comissão de Festas da Sra. da Ajuda, a Desfolhada Tradicional Minhota está agendada para este sábado, 10 de setembro, pelas 21h30, no Terreiro. Toda a população está convidada não só a assistir, mas a participar ativamente.