Passar para o Conteúdo Principal

Triatlo da Amizade: 10 anos de cooperação transfronteiriça consolidada

Triatlo 390x290 1 980 2500
2016/09/12

Há uma década que o rio Minho abraça uma prova que une portugueses e galegos na potenciação do desporto internacional e do intercâmbio sociocultural. O Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño 2016 decorre no próximo domingo, com classificação para a Taça de Portugal PORTerra e para o Campeonato Galego de Triatlo Cross. Prova sénior decorre a partir das 10h30, e o Circuito Regional Jovem mo período da tarde.

Com as inscrições ainda a decorrer, a organização do Triatlo da Amizade - Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Concelho de Tomiño com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federação Galega de Triatlo - prevê a participação de cerca de 200 atletas, federados e não federados, assim como de equipas de elites dos dois países.

Este ano, Vila Nova da Cerveira recebe a sétima e penúltima etapa da competição portuguesa na modalidade, contando com uma prova pontuável para a Taça de Portugal PORTerra e para o Campeonato Galego de Triatlo Cross, além de uma outra para o Circuito Regional Jovem. Desta forma, o Triatlo da Amizade apresenta-se como uma excelente oportunidade para clubes e atletas procurarem a conquista dos últimos pontos antes da derradeira etapa.

Com o início da competição a alternar de local a cada ano, na edição 2016 a prova começa no Cais de Vila Nova de Cerveira e, ao contrário dos anos anteriores, os seniores disputam a prova pela manhã, enquanto os jovens entram em ação no período da tarde.

Os triatletas terão de percorrer 750m de natação no rio Minho para chegar à margem galega, onde fazem a transição para um percurso de ciclismo que totaliza 21,2km na envolvente da Fortaleza de Goian, e que promete colocar em prática toda a técnica exigida a um amante do todo-o-terreno. De volta à margem lusa do rio Minho, em Vila Nova da Cerveira, a competição deverá ser concluída após um segmento de 5km de corrida que percorrerá as ruas do centro histórico. No mesmo dia, à tarde, realiza-se um triatlo pontuável para o Circuito Regional Jovem que reúne jovens triatletas para a prova de distâncias alinhadas com os diversos escalões etários.

Em disputa está o Troféu da Amizade, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcádio Blasco, cuja designação da escultura é “Encontros de Culturas” sendo, desde a primeira edição, o símbolo do Triatlo da Amizade. O troféu nunca é propriedade de qualquer um dos intervenientes, fazendo-se sempre a passagem deste símbolo da amizade entre os galegos e os portugueses, conforme quem vença a prova. O país vencedor guardará o troféu até à edição seguinte.

Competição, confraternização e espírito de entreajuda são conceitos que marcam o Triatlo da Amizade, este ano a comemorar 10 anos de existência. A prova está agendada para o próximo domingo, 18 de setembro, com os seniores a partir das 10h30, e saída de Vila Nova de Cerveira, e com as camadas jovens, após as 15h00, do lado de Tomiño.