Atribuído apoio à Unidade Local de Covas para aquisição de equipamento

2016/09/16

A autarquia cerveirense aprovou, esta quarta-feira, em reunião de câmara, um subsídio excecional concedido à Associação de Defesa do Património Florestal – ULC – Unidade Local de Covas para aquisição de equipamento adequado para continuara desenvolver o relevante serviço em prol do território e das pessoas.

Constituída em 2010 exclusivamente por voluntários que prestam serviço na área da vigilância e da primeira intervenção em zonas de risco e não só, a Associação de Defesa do Património Florestal – ULC – Unidade Local de Covas tem desempenhado um papel fundamental na extensa área da freguesia de Covas, mas também no apoio popular a freguesias vizinhas e de outros concelhos.

O caso mais recente de ação da ULC foi no passado mês de agosto durante o incêndio que deflagrou na freguesia de Rubiães/S. Martinho de Coura e que atingiu os lugares de Ledo e Vilarinho, em Covas, para além das freguesias limítrofes dos concelhos de Ponte de Lima e de Caminha, onde teve maior intensidade.

Considerando o relevante serviço prestado pela associação e as dificuldades sentidas para a aquisição de equipamento adequado para a preservação da ampla mancha verde que carateriza a freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai conceder um subsídio excecional.

O edil cerveirense reafirma que a Unidade Local de Covas é um exemplo a seguir e, pela forte componente na prevenção de incêndios, deveria ter réplicas a nível nacional. Fernando Nogueira sublinha que o apoio da autarquia para com esta associação é em prol da segurança e capacidade de intervenção com benefícios para a população do concelho.

A ULC é uma iniciativa pioneira e única no distrito de Viana do Castelo criada em 2010 pela Junta de Freguesia de Covas, mas que entretanto deu lugar a uma associação, com personalidade jurídica. Trata-se de uma equipa de voluntários para apoio a ações de proteção civil, destacando-se entre as diversas funções, a defesa da floresta contra incêndios com ações de vigilância, apoiando na primeira intervenção e, se necessário, na fase de rescaldo, tendo em conta que a freguesia situa-se a 15 quilómetros da sede do concelho.

Esta unidade da proteção civil - Unidade Local de Covas (ULC) é constituída por cerca de 15 voluntários, todos residentes na freguesia e, cujos elementos obtiveram formação na área dos incêndios florestais. Esta equipa encontra-se equipada com Kit de 1ª Intervenção e viatura de todo-terreno, sendo ainda auxiliada por trator florestal equipado com cisterna de 4000 litros, uma viatura pesada de combate a incêndios com capacidade de 3000 litros e uma viatura para transporte.