Autarquia, FAJUVIC e IPDJ promovem sessão para incentivar associações do concelho

2016/09/26

Associando-se, uma vez mais, ao trabalho desenvolvido pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude em prol do associativismo jovem, o Município de Vila Nova de Cerveira dinamizou uma ação de informação e esclarecimento de dúvidas especificamente direcionada às diversas associações cerveirenses. O encontro desenvolvido pela FAJUVIC - Federação das Associações Juvenis do distrito de Viana do Castelo, decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal, e contou com a presença da Vereadora Aurora Viães.

Além de dar a conhecer as fontes de financiamento e os programas de apoio ativos, esta sessão de esclarecimento da FAJUVIC - Federação das Associações Juvenis do distrito de Viana do Castelo abordou questões burocráticas e administrativas subjacentes à criação de uma associação juvenil e a respetiva inscrição no RNAJ, aproveitando para apresentar a campanha Hastag FAJUVIC.

Perante a participação de cerca de uma dezena de representantes de coletividades cerveirenses de âmbito cultural, social e desportivo, a Vereadora Aurora Viães deu início aos trabalhos, refletindo sobre a necessidade de um maior envolvimento da juventude nas questões essenciais para o desenvolvimento de um concelho. “Os nossos jovens ainda se encontram muito desligados dos cargos diretivos e, nesse sentido, temos muito trabalho a desenvolver.

Relativamente à participação em associações, dispomos de coletividades no concelho com uma adesão muito significativa, a qual temos de preservar e valorizar, sem descurar e incentivar as restantes a prosseguir o excelente trabalho desenvolvido, atraindo os jovens como meio de garantir continuidade das tradições e saberes das associações”, afirmou Aurora Viães.

O dirigente da FAJUVIC, Tiago Rego, apresentou a Campanha Hastag FAJUVIC, através da visualização de um vídeo promocional, explicando que o objetivo é a promoção do associativismo juvenil na comunidade estudantil como “escola para a cidadania” e impulsionar projetos desenvolvidos por jovens e menos jovens. A sessão prosseguiu com o esclarecimento de dúvidas no processo de criação de uma associação e do seu registo no Registo Nacional de Associações Juvenis e respetivos benefícios, bem como o conjunto de candidaturas que estão em vigor e podem constituir-se como uma mais-valia para o futuro das associações.

Os representantes das associações cerveirenses presentes desempenharam um papel bastante interventivo ao longo da sessão, expondo a sua experiência e especificando as atividades dinamizadas, bem como colocando questões pertinentes com o objetivo de conseguir criar um maior dinamismo no sentido de conseguir atrair mais jovens.

Durante este encontro, a FAJUVIC anunciou também o galardão que vai distinguir personalidades e instituições do Alto Minho pela dedicação ao associativismo. O troféu é da autoria da artista monçanense Patrício Oliveira e será entregue no primeiro trimestre de 2017.