Passar para o Conteúdo Principal

UF de Lovelhe e Cerveira propõe alteração toponímica para homenagear Daniel Amorim Barbosa

Img 9015 1 980 2500
2016/10/03

Com a conclusão da obra da ligação e pavimentação do Lugar da Serra à Formiga, na União de Freguesia de Lovelhe e Vila Nova de Cerveira, e após aprovação em Assembleia de Freguesia, foi remetida à Câmara Municipal a proposta para aquele acesso passar a ser designado de ‘Rua Daniel Barbosa’.

Por ser um anseio da população local com mais de 40 anos, a União de Freguesias de Lovelhe e de Vila Nova de Cerveira criou um novo arruamento, na zona mais alta da freguesia, numa extensão de cerca de 600 metros. A conclusão desta via suscitou ainda a uma reflexão sobre a toponímia e, mediante proposta apresentada pelo executivo da freguesia e aprovada em Assembleia de Freguesia, de 28 de setembro, cabe agora a análise e aprovação pelo órgão competente, a Câmara Municipal.

Pessoa distinta a nível pessoal, associativo e político pelo grande sentido de responsabilidade social e humanitária, Daniel Amorim Barbosa, natural da freguesia de Lovelhe, partiu abruptamente com apenas 56 anos de idade, deixando um rico legado de intervenção na cidadania. Dirigente de várias associações, das quais se destaca a sua ligação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, fazendo parte da direção, Daniel Amorim Barbosa era um homem de causas públicas, e foi na vida política que mais deixou a sua marca, tendo assumido o cargo de vereador municipal e posteriormente membro da assembleia municipal. No pós 25 de abril de 1974, enquanto vereador sem funções e, posteriormente em regime de permanência, na Câmara Municipal foi responsável por um intervencionismo construtivo inigualável e um espirito de mobilização da comunidade cerveirense e do seu despertar para a participação politica.