Autarquia congratula Governo por desbloquear impasse do Castelo de Cerveira

2016/10/03

Na sequência da apresentação do programa Revive e do conhecimento da integração do Castelo como um dos edifícios prioritários para intervenção, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira endereçou ao Senhor Primeiro Ministro, Dr. António Costa, uma congratulação por atender ao anseio dos cerveirenses de dar dignidade aquele monumento.

Na missiva enviada, o edil cerveirense refere que este desfecho resulta na concretização de mais um compromisso que o Senhor Primeiro-Ministro, enquanto candidato, expressou aquando da sua deslocação a Vila Nova de Cerveira para visitar a XVIII Bienal Internacional de Arte, na qual manifestou disponibilidade para ajudar a desbloquear este processo, colocando aquele conjunto edificado ao serviço dos cerveirenses, da economia local e dos inúmeros turistas que elegem o Castelo como um dos ex-libris do concelho.

“Para Vila Nova de Cerveira, este programa de valorização do património do Estado representa o desbloquear de um processo que já se arrastava há sete anos e comprova a atenção do atual Governo para com o património e a sua utilização em prol do desenvolvimento económico local e nacional, como de enorme potencial turístico-cultural”, afirma Fernando Nogueira.

O programa Revive, articulado pelos ministérios da Economia, Cultura e das Finanças, e liderado pelo Turismo de Portugal, visa concessionar a privados 30 imóveis históricos que se encontrem degradados, para que sejam recuperados e possam acolher projetos diferenciadores de âmbito turístico. Numa primeira fase, que deverá decorrer até ao final do ano, irão ser concessionados 12 edifícios, encontrando-se entre eles o Castelo de Cerveira.