Passar para o Conteúdo Principal

Inaugurada Rede Local de Intervenção Social de Vila Nova de Cerveira

Img 9079 1 980 2500
2016/10/03

Vila Nova de Cerveira conta, desde este sábado, com um novo equipamento de atendimento social. Fruto de um protocolo de cedência e colaboração celebrado entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, a RLIS - Rede Local de Intervenção Social no concelho foi inaugurada no antigo edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários.

É a resolução de um prolongado impasse que se vivia em Vila Nova de Cerveira, quando já oito dos dez concelhos do Alto Minho, tinham este serviço em funcionamento. O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), integrado no projeto RLIS de Vila Nova de Cerveira, foi inaugurado este sábado, no Dia do Município, numa cerimónia que contou com a presença do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Paulo Órfão.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, gestora da Rede Local de Intervenção Social, e a Câmara Municipal enquanto parceira, formalizaram um protocolo de cedência e cooperação, no qual se referencia o funcionamento deste equipamento no antigo edifício do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, onde se inclui a antiga casa do Quarteleiro.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal destacou o início de mais um serviço ao dispor dos cerveirenses, após um percurso difícil para a entrada em funcionamento “Só Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo é que não tinham a RLIS em funcionamento, e só com muita insistência e boa vontade de todas as entidades envolvidas, nomeadamente da Secretaria de Estado da Segurança Social e do Centro Distrital da Segurança Social, é que foi possível concretizar este objetivo que será muito útil para cerveirenses menos favorecidos”, disse Fernando Nogueira.

Agradecendo às entidades que contribuíram para debloquear este impasse, e à Câmara Municipal pela parceria de cedência de espaço e das obras de adaptação do mesmo, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, Rui Cruz, frisou um “dia de festa para a Misericórdia de Cerveira, com esta nova unidade de apoio social que se pauta por uma intervenção de proximidade, transversalidade e inovação social”.

Por sua vez, o diretor distrital da Segurança Social, Dr. Paulo Orfão, enalteceu o trabalho incansável da Santa Casa e da Câmara Municipal para tornar uma realidade a criação da RLIS no concelho, “exemplo de como se trabalha em prol dos que mais necessitam e só por isso será certamente um caso de sucesso”.

A RLIS constitui-se como um instrumento privilegiado no atendimento e acompanhamento social, promovendo uma estreita articulação entre as várias entidades multissectoriais, com vista à implementação de diferentes estratégias de ação em resposta às situações de maior vulnerabilidade social.

Com três técnicos, nomeadamente um psicólogo, um assistente social e um assistente da aérea educação, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) consiste num atendimento de primeira linha que pretende responder eficazmente às situações e crise e ou emergências sociais. Pretende, igualmente, efetuar um acompanhamento social às pessoas e famílias, destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

O horário de funcionamento da RLIS de Vila Nova de Cerveira é de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30, sem interrupção para almoço.