Passar para o Conteúdo Principal

OP 2016: Votação das propostas finalistas já arrancou

Press   op 2016 vota  o das propostas finalistas j  arrancou 1 980 2500
2016/10/10

Através da plataforma online ou de modo presencial nos Paços do Concelho e nas sedes das Juntas de Freguesia, já se encontra aberta a fase de votação dos 12 projetos admitidos no âmbito do Orçamento Participativo 2016 do Município de Vila Nova de Cerveira. As propostas podem ser consultadas em http://op.cm-vncerveira.pt/. O período de votação encontra-se aberto até ao próximo dia 5 de novembro

“OP: A Sua Ideia – O Nosso Compromisso – O Futuro de Cerveira”. É sob esta premissa que a Câmara Municipal está a dinamizar a segunda edição do OP, que se encontra agora em fase de votação. No total, são 10 as propostas do Orçamento Participativo Geral e 2 para a vertente Jovem.

Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães, este é “um mecanismo de incentivo à cidadania ativa em prol do desenvolvimento sustentável do concelho”, pelo que a edil apela ao registo e votação da população cerveirense neste processo de democracia, sublinhando que está a ser colocada nas mãos dos cidadãos a possibilidade de selecionarem e aprovarem projetos para o desenvolvimento do Município.

O processo é aberto à participação de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no Concelho. Cada participante tem direito a três votos, não se podendo votar numa mesma proposta mais do que uma vez. Os jovens com idades entre os 15 e 35 anos têm, também, a possibilidade de eleger uma proposta do Orçamento Participativo Jovem. A participação no OP exige o registo na plataforma online, mesmo que já o tenha feito em 2015 pois, devido aos problemas técnicos do portal, detetou-se que os utilizadores já inscritos foram eliminados, não sendo possível a sua recuperação. Para se inscrever basta aceder a http://op.cm-vncerveira.pt/, clicar em registo e preencher os campos obrigatórios, ou, em alternativa, dirigir-se aos Paços do Concelho e às sedes das Juntas de Freguesia.

De lembrar que o OP resulta da vontade da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em envolver mais os cidadãos nas decisões sobre o Município e no quadro dos valores da democracia participativa. A dotação orçamental total é de 100 mil euros, sendo 90 mil para o Orçamento Participativo Geral e 10 mil para o Orçamento Participativo Jovem. Os resultados serão comunicados a 7 de novembro.