Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira-Tomiño dinamizam “Desporto para Todos”

File page1 1 980 2500
2016/10/13

O sucesso da equipa Vila Nova de Cerveira/Tomiño durante as Olimpíadas Intergeracionais 2015, e a vontade expressa pelos elementos em dar continuidade a este intercâmbio, resulta agora num projeto permanente de promoção de atividade física para pessoas com idade superior a 55 anos dos dois concelhos vizinhos. O “Desporto para Todos” já tem aberto o período de inscrições.

Integrado na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça de Cerveira-Tomiño, este novo projeto visa oferecer à comunidade de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño com mais de 55 anos de idade, sessões semanais de atividade desportiva saudável, controlada e adaptada. O objetivo do “Desporto para Todos” é implementar um plano de treino que vise o convívio, o bem-estar psicológico e físico, a evolução/manutenção da motricidade grossa e fina, e o intercâmbio cultural entre as duas comunidades vizinhas.

Com sessões de 1h30, uma vez por semana em ambos os concelhos, e sob orientação de dois treinadores, os inscritos vão poder desenvolver competências desportiva e lúdica através do basquetebol, futebol, atletismo, natação, jogos tradicionais, malha, petanca e corda. De forma, a complementar o desenvolvimento motor propõe-se também a prática de treino funcional, voleibol e tai-chi; e para consolidar os laços socioculturais e o convívio estão programados passeios, piqueniques e visitas guiadas.

O presente projeto surge após a competição europeia “Olympics4all”, que decorreu em setembro de 2015, se celebrou, no qual Cerveira e Tomiño participaram com uma equipa formada por 30 pessoas com idades superior a 55 anos, tendo sido um sucesso.

O “Desporto para Todos” é uma das muitas atividades desenvolvidas no âmbito da Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño, que centra o esforço em afirmar para uma gestão partilhada de serviços locais, a dinamização da economia local transfronteiriça e capacitação, sob o lema Amizade Cerveira-Tomiño, um projeto europeu candidatado ao INTERREG V-A.

As pessoas interessadas em efetuar inscrição o “Desporto para Todos” devem enviar um correio eletrónico para vyollett@hotmail.com ou contactar via telemóvel para 964887621.