Olimpíadas Intergeracionais estão de regresso já em novembro

2016/10/24

Mantendo a essência de intercâmbio social e desportivo, o formato da segunda edição do Olympics4All apresenta algumas alterações. As provas vão desenrolar-se em três etapas, nos dias 9, 16 e 23 de novembro, distribuídas pelos concelhos de Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo. Equipas dos 10 concelhos já estão a desenvolver treinos de preparação para participar nesta ‘competição saudável’.

Terminado o projeto Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All Cerveira 2015, os participantes já questionavam: para quando outra iniciativa semelhante? Perante a inexistência de candidatura a fundos comunitários, as autarquias de Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Viana do Castelo decidiram unir esforços e avançar com uma edição mais slim do evento.

E o desafio volta a ser lançado aos dez concelhos alto-minhotos: apresentar uma equipa com um número ideal de 20 cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, sendo que três podem ter idade igual ou superior a 50 anos. As equipas podem ser mistas e acolher elementos portugueses e espanhóis.

A competição volta a integrar modalidades universais como o futebol de 5, basquetebol, natação (50 metros), atletismo (60m e 1500m), mas também jogos tradicionais, nomeadamente malha, corda e petanca. A edição 2016 do Olympics4All decorre em novembro, no dia 9 em Melgaço, a 16 em Vila Nova de Cerveira, e a 23 em Viana do Castelo.

A dinamização deste evento é um exemplo da cooperação intermunicipal em prol da melhoria da qualidade de vida das suas populações, através da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos; e da ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis.

Equipa Cerveira-Tomiño em ação

A Amizade Cerveira-Tomiño consolida os laços existentes também na vertente desportiva, após o sucesso da participação conjunta no Olympics4All2015. Cerveirenses e tomiñenses já estão a realizar treinos semanais no âmbito do recente projeto “Desporto para Todos”, que oferece sessões de atividade desportiva saudável, controlada e adaptada às duas comunidades vizinhas. O objetivo do “Desporto para Todos” é implementar um plano de treino que visa o convívio, o bem-estar psicológico e físico, a evolução/manutenção da motricidade grossa e fina, e o intercâmbio cultural entre as duas comunidades vizinhas.

O projeto continua aberto para acolher cerveirenses e tomiñenses com mais de 55 anos de idade. Os interessados só tem de efetuar inscrição através do correio eletrónico vyollett@hotmail.com ou contactar via telemóvel para 964887621.