‘O Segredo de Simónides’ é desvendado em Cerveira

2016/11/14

As Comédias do Minho apresentam, entre esta quinta-feira e domingo, em Vila Nova de Cerveira, ‘O Segredo de Simónides – Coleção de Colecionadores’, projeto vencedor da II Edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, numa criação de Raquel André. Com entrada gratuita, o espetáculo de teatro vai percorrer as freguesias de Mentrestido, Vila Nova de Cerveira, Sapardos e Lovelhe.

Depois da estreia no Porto, no âmbito do FIMP, ‘O Segredo de Simónides – Coleção de Colecionadores’ chega ao Vale do Minho. Vila Nova de Cerveira acolhe esta iniciativa conjunta do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) e das Comédias do Minho, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre, já na próxima quinta-feira na Junta de Freguesia de Mentrestido, na sexta-feira no Cineteatro de Cerveira, no sábado na Junta de Freguesia de Sapardos e no domingo na Junta de Freguesia de Lovelhe. Os espetáculos têm início às 21h30, com exceção do último, marcado para as 15h00.

Numa descrição do espetáculo, Mariana Dixe realça: “Simónides revela-se através da sua coleção. Raquel André coleciona os segredos dos Simónides que encontrou no Vale do Minho. Colecionamos o que nos escapa das mãos. Que memória transporta um objeto? Raquel André coleciona os próprios colecionadores, eles mesmos, pede-lhes que lhe contem um segredo, que lhe contem o que é ser colecionador. Pede-lhes que se deixem colecionar.

No segredo de Simónides, coleciona-se o outro e guarda-se o que não dá para guardar. O colecionismo é um lugar de memória. Cada objeto da coleção tem uma biografia: o momento da compra, a pessoa que o ofereceu, os sítios por onde passou. A memória que o objeto não guarda, guarda o corpo do colecionador. E o palco também é um lugar de corpo (…). “O Segredo de Simónides” é um processo de documentação que vira proposta teatral”.