Fundação Bienal de Arte anuncia sábado os Prémios 'Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza'

2016/11/15

A Fundação Bienal de Arte Cerveira (FBAC) comunica este sábado, às 16h00, os premiados do “Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza 2016”, por ocasião da inauguração da exposição, no Fórum Cultural. No total serão apresentados 87 trabalhos de pintura e escultura naïf e autodidata de 55 artistas residentes no Alto Minho e na Galiza.

Se o objetivo da iniciativa consistia em dar a conhecer os artistas oriundos ou que criaram raízes nestas regiões e que têm contribuído para o desenvolvimento cultural local, esta exposição ganhou um sentido acrescido para além da sua componente transfronteiriça, apresentando-se como uma mostra intergeracional. Segundo Cabral Pinto, coordenador artístico e de produção da FBAC, “esta exposição torna-se peculiar por reunir, numa só sala de exposições, obras de 36 artistas portugueses e 19 espanhóis com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos, mostrando que não há limites no que à criação artística diz respeito”.

O presente concurso envolve a atribuição de dois prémios aquisição “Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira”, cujo valor é de 2.500€ (1.º Prémio) e 500€ (2.º Prémio). O Júri de Seleção e Premiação do Concurso foi constituído por: Vítor Costa, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira; Margarida Leão, docente da licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia; e Cabral Pinto.

As obras premiadas ficarão a pertencer ao Museu Bienal de Cerveira e os prémios serão entregues aos vencedores no encerramento da exposição, a 7 de janeiro de 2017.