Cerveira Team Running projetam desporto e beleza natural como simbiose perfeita

2016/11/21

A paixão pelas belas paisagens naturais que Vila Nova de Cerveira oferece e o entusiasmo pelo trail levou um grupo de cerveirenses a constituir o Cerveira Team Running – Clube Celtas do Minho. Equipa foi recebida, este sábado, nos Paços do Concelho, pelo presidente e vice-presidente da autarquia, para a primeira apresentação oficial dos membros e dos objetivos. Caraterísticas ideais de Cerveira para a prática da modalidade tem recebido elogios e, em 2017, vai mesmo integrar o Campeonato Nacional da Associação de Trail Running de Portugal.

Num contexto de verdadeira evolução da prática do Trail, Vila Nova de Cerveira, apesar de muito recente, já se tem demarcado como uma referência regional e nacional. A organização de duas edições da Taça Ibérica de Trail revelou-se uma aposta ganha, confirmada pela duplicação do número de participantes, de um ano para o outro, oriundos de vários pontos do país.

E como não poderia deixar de ser, Vila Nova de Cerveira fez-se representar, este ano, com uma equipa que, apesar de estar a dar as primeiras dezenas de quilómetros, já é um caso sério na modalidade. De dois elementos iniciais, já são cerca de 50 permanentes, entre mulheres e homens, de várias idades. De treinos informais saudáveis passaram para competições oficiais. A reconhecida ‘Vila das Artes’ tem assistido à consolidação das potencialidades do turismo da natureza, em grande parte pela prática de trail.

Com a integração nos estatutos do Clube Celtas do Minho, esta ‘comunidade de corredores’ cerveirenses foi recebida, este sábado, nos Paços do Concelho, pelo presidente Fernando Nogueira e pelo vice-presidente Vitor Costa, no primeiro ato oficial da equipa Cerveira Team Running. Perante os cerca de 50 elementos, o edil cerveirense Fernando Nogueira agradeceu o dinamismo do grupo em torno da promoção de Cerveira pelas inúmeras provas em que participam, anunciando que, em breve, a autarquia concederá o apoio necessário, além de um espaço para a criação de uma sede do trail. “Para além da prática de desporto privilegiando a natureza e a montanha, vocês estão a desempenhar um papel muito importante pela presença humana na floresta e os inúmeros benefícios subjacentes”, disse ainda Fernando Nogueira. No final, a equipa ofereceu ao autarca a camisola oficial do Cerveira Team Running.

São já cerca de 50 ‘trail runners’ que, além da força e vontade de superar desafios pessoais, têm como grande objetivo a promoção de Vila Nova de Ceveira pelo desporto e contacto com a natureza, estimulando o desenvolvimento de práticas de vida saudáveis e dinamizando a partilha de experiências desportivas. Com o slogan ‘razões que nos fazem correr’, a equipa tem participado em várias as provas do Norte e Centro do país, subindo por diversas vezes ao pódio.

Pela excelência das condições naturais e técnicas, a Taça Ibérica de Trail, que se disputa na primeira quinzena de maio, em Vila Nova de Cerveira, já despertou o interesse da Associação de Trail Running de Portugal que anunciou que, em 2017, a prova Ultra 50kms passará a contar para o Campeonato Nacional da modalidade.

Um dos elementos diferenciadores para a prática do trail em Vila Nova de Cerveira é a dureza dos percursos pelas caraterísticas naturais que apresentam, sendo uma prova muito técnica e apelativa que se constitui como um verdadeiro desafio a todos os atletas. A título de exemplo, e numa escala de dificuldade de 1 a 4, o Trail Curto 21k já foi classificado com o grau 4”. Para complementar o lado competitivo, a envolvência natural e cultural direta é outra marca da Taça Ibérica de Trail.