Escola Superior Gallaecia com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente

2016/11/24

Um projeto de investigação financiado pela União Europeia, um estudante na Trienal de Lisboa e um Mestre a ser agraciado com a Menção Honrosa do Prémio Ibérico são algumas das recentes notícias da Escola Superior Gallaecia (ESG), consolidando a sua posição em Portugal e além-fronteiras.

“3dPast – Living & virtual visiting European World Heritage” é um projeto europeu coordenado pela Escola Superior Gallaecia (Portugal), com a parceria da Universidade de Florença (Itália) e a Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). O projeto candidatou-se a financiamento no programa CREATIVE e foi um dos poucos projetos portugueses, financiados neste âmbito, pela União Europeia. 3dPast desenvolve-se de 2016 a 2020 e articula as dimensões do Património e da Multimédia em sítios Europeus de arquitetura vernácula, classificados como Património Mundial. O projeto irá integrar investigadores, professores e estudantes das Universidades associadas, que irão realizar missões e workshops em 8 países europeus: Geórgia, Finlândia, Republica Checa, Roménia, Grécia, Itália, Espanha e Portugal (Açores).

Entretanto, o estudante Miguel Meijido Beiro, do curso do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, viu o seu projeto selecionado para a exposição Sines: Logística à Beira-Mar, integrado na Trienal de Arquitetura de Lisboa. Durante o ano letivo de 2015/16, os estudantes da unidade curricular de Projeto – Coordenação Geral, lecionada pelos Profs. Rui Correia e Alejandro Lopez, e Projeto – Urbanismo, também lecionados pelos Profs. David Viana, Rui Florentino e Armando Fernandes, participaram no Concurso Universidades – Trienal De Lisboa com o tema Sines: Logística à Beira-Mar.

Por sua vez, o diplomado do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, Henrique Rodrigues, recebeu uma menção honrosa pela investigação desenvolvida no âmbito da sua dissertação de mestrado “Reabilitação do Património rural. O caso da Aldeia da Anta, Lamego”, sob orientação da Prof. Doutora Goreti Sousa e co-orientação do Prof. Esp. Rui Correia. A cerimónia teve lugar na Universidad de Valladolid na presença dos instituidores da III Edição do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional, Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), Fundação Convento da Orada (FCO), Ordem dos Arquitetos (OA) de Portugal e Fundación Cultural do Colégio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL).