Passar para o Conteúdo Principal

Aniversário Cooperação Amizade Cerveira-Tomiño

Anivers rio coopera  o amizade cerveira tomi o  1 980 2500
2015/06/11

Assinalam-se hoje, 11 de junho, 11 anos da abertura da Ponte da Amizade Cerveira-Tomiño, e o primeiro ano da assinatura da Carta da Amizade. Dois momentos marcantes que contribuíram para o reforço dos laços de cooperação já existentes entre estes dois concelhos, e cujos trabalhos vão continuar no presente e no futuro, com vista à concretização do conceito "dois países, um território".
Aproveitando sinergias resultantes da cooperação entre ambas as margens do Rio Minho, a Amizade Cerveira-Tomiño visa um crescimento sustentável, inovador e inclusivo, baseado na cooperação transfronteiriça, na melhoria da posição competitiva deste espaço e na qualidade de vida dos seus habitantes. 
A elaboração de uma Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño 2014-2020 tem sido construída a partir do reconhecimento dos elementos identificativos de cada concelho, e da forma como se conjugam neste espaço transfronteiriço.
Numa primeira fase, entre novembro e dezembro de 2014, foram dinamizados quatro grupos de trabalho temáticos, registando uma forte participação da população e agentes locais de ambos os concelhos, bem como algumas entidades regionais do Norte de Portugal e da Galiza. 
A apresentação de resultados decorreu durante as Ias Jornadas da Amizade, realizadas a 27 de março do corrente ano, tendo sido definidos quatro eixos prioritários de intervenção: O Rio Minho como recurso comum a potenciar; Mobilidade Transfronteiriça e Desenvolvimento Territorial Sustentável; Gestão Partilhada dos Serviços e Equipamentos Públicos Locais; Desenvolvimento Económico e Cooperação Inteligente.
Iniciativas e eventos conjuntos de vária índole continuarão a ser desenvolvidos no presente e no futuro, procurando envolver todos os intervenientes nestes dois territórios.