Passar para o Conteúdo Principal

Sessão pública para análise do OP acontece sexta-feira

2016/11/29

Concluído o processo do Orçamento Participativo (OP) 2016, o Município de Vila Nova de Cerveira convida a população para uma sessão pública de avaliação do mecanismo e de análise de possíveis melhorias no seu funcionamento com vista à edição de 2017. Reunião decorre esta sexta-feira, 2 de dezembro, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Municipal.

Introduzido em 2015 sob um formato mais interativo, através da elaboração de um Regulamento específico e da criação de uma plataforma online, o Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira tem despertado o interesse dos cerveirenses, confirmado pela participação recorde alcançada na segunda edição. Todos reconhecem neste mecanismo de participação democrática um enorme potencial na aproximação Município/Munícipe, bem como na definição das prioridades para o concelho.

E é sob este preceito que a autarquia pretende auscultar a população sobre o que considera que está bem e o que pode ser melhorado no processo, de forma a ser o mais apelativo e transparente possível. Apontando para a continuidade em 2017, o executivo cerveirense agendou, para esta sexta-feira, 02 de dezembro, uma sessão pública para a recolha de sugestões dos proponentes e dos cerveirenses em geral, procurando fazer um balanço e projetar novas formas de participação dos cidadãos.

“Estamos muito satisfeitos com o OP deste ano, houve projetos muito interessantes e ficam boas ideias para o futuro. Efetivamente com dois anos de experiência é necessário fazer uma revisão, e nada melhor do que ser a própria população a levantar as dificuldades sentidas e sugestões de melhoria, já que o OP é das e para os cerveirenses”, assegura o autarca, considerando no entanto que “o principal objetivo associado ao OP está a ser alcançado, o de impulsionar a vitalidade cívica dos cerveirenses, aproximando-os e integrando-os nas decisões e prioridades para o concelho”.

Desta forma, a Câmara Municipal convida a população a participar na sessão pública do OP agendada para a próxima sexta-feira, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Municipal.