Processo de revisão do Orçamento Participativo arrancou com sessão pública

2016/12/05

Na sequência da sessão pública para a recolha de sugestões decorrida na passada sexta-feira, será apresentado em janeiro o novo regulamento para o Orçamento Participativo 2017. Com o objetivo de obter uma intervenção mais ativa e informada da sociedade civil e de reforçar a credibilidade e transparência, a vereadora Aurora Viães apelou a uma maior participação dos cerveirenses nesta fase de auscultação e revisão do processo.

Concluído o Orçamento Participativo (OP) 2016, o Município de Vila Nova de Cerveira convidou a população para uma sessão pública de avaliação do mecanismo e de análise de possíveis melhorias no seu funcionamento. O objetivo deste encontro foi fazer um balanço e projetar novas formas de participação dos cidadãos, com vista à edição de 2017.

“Apesar da elevada participação no OP deste ano, gostaríamos que os cerveirenses também fizessem parte deste processo de revisão para 2017, numa lógica de melhoria contínua do exercício de promoção da cidadania por excelência”, referiu a vereadora Aurora Viães.

A edil cerveirense manifestou, ainda, o seu agrado com a edição de 2016 que, ultrapassando as expectativas “veio dar voz à população naquilo que à definição das prioridades do concelho diz respeito, tendo permitido também adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e ambições”.

Introduzido em 2015 sob um formato mais interativo, através da elaboração de um Regulamento específico e da criação de uma plataforma online, o OP de Vila Nova de Cerveira tem despertado o interesse crescente dos cerveirenses, confirmado pela participação recorde alcançada na segunda edição de 30%. Todos reconhecem neste mecanismo de intervenção democrática um enorme potencial na aproximação Município/Munícipe, bem como na definição das prioridades para o concelho.