Prorrogado prazo de votação no Orçamento Participativo Transfronteiriço

2016/12/12

Quem ainda não votou nos projetos do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño 2017 ganhou mais alguns dias para fazer a sua escolha e assim exercer o seu dever de cidadania. As autarquias dos dois concelhos geminados decidiram prorrogar, até 31 de dezembro, o prazo para a votação através do site participa.cerveira.tomino.eu

Perante o registo de um maior volume de participação nos últimos dias e o interesse manifestado em participar após o prazo limite para votação - o passado sábado 10 de dezembro -, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño concordaram em alargar o período de votação no Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2017. Assim, as populações destes dois concelhos que ainda não tiveram oportunidade de participar podem fazê-lo até ao dia 31 de dezembro.

No total são seis as propostas, das quais cerveirenses e tominenses, maiores de 18 anos e eleitores nos concelhos, podem escolher as três preferidas, uma por cada categoria de intervenção identificada, nomeadamente:

Educação:

• ‘Semana da Comunidade Educativa Cerveira-Tomiño 2017’
  • ‘1º Campus Desportivo e Educativo Cerveira-Tomiño’

Cultura:

• ‘Festa Amizade Cerveira-Tomiño’
  • ‘Encontro de Criatividade Cultural e Música do Minho’

Ação Social:

• ‘Programa de Voluntariado de Apoio à Inclusão Social Infantil e Juvenil’
  • ‘Programa transfronteiriço para a informação, apoio e visibilidade das problemáticas de acessibilidade’

O processo de votação é simples, apenas implicando o registo do nome e número de cartão de eleitor no portal (participacerveiratomino.eu), clicar em Participa, selecionar um projeto por cada categoria e votar.

De sublinhar que o Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño é um projeto pioneiro na Euro-Região Norte de Portugal/Galiza que tem como objetivo incentivar aos cidadãos dos dois concelhos vizinhos na concretização de soluções para colmatar necessidades comuns. O orçamento previsto de 20.000 euros, financiado a 50% pelas duas câmaras municipais.

Os projetos vencedores e com execução em 2017 serão anunciados no início de 2017.