Já arrancaram as obras de beneficiação do Aeródromo de Cerval

2016/12/14

As Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira e de Valença acabam de assinar o auto da consignação da obra de requalificação do Aeródromo de Cerdal. Com um prazo de execução de 60 dias, a beneficiação daquela infraestrutura representa uma mais-valia económica e turística, não só para ambos os concelhos como para toda a região alto-minhota.

A intervenção no Aeródromo de Cerval surge na sequência do protocolo de cooperação assinado no passado dia 9 de julho, em que os dois municípios vizinhos acordaram a necessidade de dotar aquela infraestrutura de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza.

As obras já iniciadas visam a terraplanagem, a pavimentação, marcação e aumento da pista, para os 750 metros. O prazo de execução previsto é de 60 dias, sendo que cada município comporta 50% dos custos.

O objetivo é contribuir para uma maior funcionalidade e comodidade do Aeródromo, bem como reforçar a sua capacidade no contexto da Península Ibérica. As intervenções em curso vão ainda abrir novas janelas de oportunidade à criação de condições para a realização de voos turísticos, reforçar o apoio à proteção das florestas da região, bem como acolher aviões ligeiros.

O Aeroclube de Cerval é a estrutura associativa a quem compete a gestão da utilização do espaço, tendo sido formada por pilotos, portugueses e espanhóis, a 16 de setembro de 1992. Inicialmente contava com seis aviões, hoje, são já mais de 60 as aeronaves aqui estacionadas nos vários hangares, com uma área de cinco mil metros quadrados.