Livros de histórias e ida ao teatro no sapatinho das crianças do concelho

2016/12/16

Os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de Vila Nova de Cerveira receberam, esta quarta e quinta-feira, duas prendas de Natal oferecidas pela Câmara Municipal. O Presidente Fernando Nogueira e a Vereadora da Educação Aurora Viães, acompanhados pelo diretor do Agrupamento, o Professor Venceslau Teixeira, dirigiram-se aos centros escolares para tornar esta época ainda mais alegre.

Porque o espírito natalício é sentido com mais vivacidade entre as crianças, o Município de Vila Nova de Cerveira, e à semelhança dos anos anteriores, deu mais um contributo, espalhando magia e recebendo rasgados sorrisos de agradecimento. "Esta iniciativa da Câmara Municipal é grande no significado, pois investir na Educação é também fazer com que os alunos se sintam bem com a comunidade em que estão envolvidos, é enaltecer os valores humanos e as mais belas tradições”, diz o edil cerveirense Fernando Nogueira.

Ao ‘knoc-knoc’ do bater à porta, seguia-se um silêncio curioso no interior das salas de aula. Os olhares da pequenada centravam-se nas três pessoas que entravam, mas rapidamente se focavam no ‘caixote’ carregado em mãos. As perguntas surgiam com uma imensa satisfação pela chegada de um pai-natal que, apesar de não estar vestido a rigor, não se esquecia das tão desejadas prendas.

Eram ‘uns senhores’ da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira que traziam surpresas. A cada ano escolar foi entregue um livro de histórias diferentes, de acordo com as idades. E à alegria das crianças, Fernando Nogueira lançava o desafio: “Leiam a história, porque um dia destes vimos cá para vocês nos contarem na primeira pessoa. E porque o Natal é solidariedade, partilhem os livros com os vossos amiguinhos!”. De seguida, a Vereadora Aurora Viães questionava: “E onde vão vocês amanhã?”. A resposta era dada em euforia: “Ao Porto, ao teatrooooo!”.

E assim foi. “Espelho, Espelho Meu” é o novo espetáculo de teatro musical infantil da Vivonstage para o Natal de 2016, e ao qual cerca de 500 crianças do concelho cerveirense assistiram no Cineteatro da Batalha, no Porto. A história da Branca de Neve numa fantástica produção de teatro com música ao vivo e uma mensagem de esperança cativou o interesse e a atenção do início ao fim.

Sendo parceiro estratégico das escolas e colocando a educação como uma área prioritária de ação, a Câmara Municipal tem procurado contribuir, das mais diversas formas, para o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimentos por parte das crianças, através da componente lúdica e pedagógica.