Passar para o Conteúdo Principal

Dia de Portugal: Autarquia repõe Memorial aos Heróis de Ultramar

Dia de portugal  autarquia rep e memorial aos her is de ultramar 1 980 2500
2015/06/09

Após o roubo, em abril do ano passado, da escultura em bronze em homenagem aos militares mortos durante a Guerra Colonial, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procede esta quarta-feira, 10 de junho, à cerimónia de reposição de um “novo, interessante e arrojado” monumento. Ato solene conta com a interpretação do Hino Nacional pelo Coro Polifónico de Vila Nova de Cerveira e a deposição de uma coroa de flores.
Perpetuar o reconhecimento e a saudade dos cerveirenses que, entre 1961 e 1974, combateram pelo seu país na Guerra Colonial. É sob este princípio que a autarquia cerveirense assumiu o compromisso de repor, na Avenida dos Heróis do Ultramar, a escultura, da autoria de Manuel Sousa Pereira, alvo de um ato de vandalismo em abril de 2014.
Em estreita colaboração com a Fundação Bienal de Cerveira, a Câmara Municipal optou por uma nova peça artística baseada num conceito “interessante e arrojado”, fabricada num material diferente. Levantando um pouco a ponta do véu, o edil cerveirense não tem dúvidas de que o novo memorial será “uma agradável surpresa fundamentada em várias opiniões de entendidos na matéria e de quem viveu aquela época marcada por sacrifícios”. Fernando Nogueira revela que o sentimento de homenagem continua expresso, “não na perspetiva do soldado como anteriormente, mas de quem sofreu e de quem por cá ficou”.
A opção pelo dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, confere um outro simbolismo a esta homenagem a um grupo de cerveirenses que deram a vida em defesa do seu país. O ato de reposição deste novo monumento é acompanhado de uma simplicidade, mas com forte carga simbólica, através da interpretação do Hino Nacional pelas vozes do Coro Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da deposição de uma coroa de flores.
O memorial aos militares do concelho falecidos na Guerra Colonial foi inaugurado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, a 01 de Outubro de 2008, na Avenida dos Heróis do Ultramar. Era constituído por um monumento em granito contendo os nomes dos militares cerveirenses, para além de uma escultura em bronze, a representar um homem com uma postura heroica, com um peso aproximado de 300 quilogramas. Em abril de 2014, a peça de bronze foi roubada, sendo agora substituída por uma outra, cuja inauguração decorre esta quarta-feira, pelas 10h00, numa cerimónia em que todos os cerveirenses estão convidados.