Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia e EDP – Distribuição adaptam parceria à evolução tecnológica

2016/12/22

O Município de Vila Nova de Cerveira, na pessoa do presidente Fernando Nogueira, e a EDP – Distribuição, Energia SA, representada pelo diretor da rede e clientes Norte, Eng.º Mário Guimarães, assinaram, esta quarta-feira, um protocolo de adaptação do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de baixa tensão, celebrado em 2 de maio de 2001, à nova realidade da tecnologia LED.

Enquanto concessionária, a EDP Distribuição é responsável pelo estabelecimento e, em regra, pela conservação das redes de iluminação pública dos municípios. Na prossecução da sua atividade, a entidade tem vindo a instalar os aparelhos de iluminação e respetivos suportes metálicos.

Contudo, o paradigma tecnológico nesta área tem vindo a sofrer uma grande evolução, assim como o grau de maturidade atingido pelas luminárias com tecnologia LED. Neste sentido, a EDP Distribuição, Energia SA, acordou com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses a revisão do Anexo I ao Contrato Tipo de Concessão já com 15 anos, o qual o Município de Vila Nova de Cerveira subscreveu.

Com a aplicação deste protocolo, a EDP – Distribuição e o Município cerveirense pretendem avançar com o reforço paulatino desta tecnologia no território concelhio, através da substituição de luminárias instaladas, cujos encargos serão repartidos igualmente pelas duas entidades parceiras.

O edil cerveirense Fernando Nogueira sublinha que Vila Nova de Cerveira tem apostado na instalação de tecnologia LED quer no cento histórico, quer nos edifícios públicos, mas também nas freguesias. “É um processo que está a ser desenvolvido faseadamente, e que é para continuar dada a redução dos consumos energéticos e emissões de dióxido de carbono associadas e menor dispêndio monetário na fatura energética”.