Dois Espaços de Cidadão com abertura prevista para o 3º trimestre 2017

2017/01/10

A União de Freguesias de Campos e Vila Meã e a Freguesia de Covas vão acolher um Espaço de Cidadão a partir do 3º trimestre do corrente ano, de acordo com a recente publicação da Resolução do Conselho de Ministros em Diário da República. Autarquia congratula-se com novo interface de descentralização e interação Munícipe/Administração Pública, que contribuirá para o contínuo desenvolvimento do concelho.

A instalação destes espaços únicos de atendimento ao público já tinha sido formalizada em abril de 2015, aquando da assinatura de um protocolo entre o Município e a Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa, no período de execução do programa Portugal 2020, aguardando-se pela definição das condições agora estabelecidas.

Em Vila Nova de Cerveira foram aprovados dois Espaços de Cidadão localizados em pontos estratégicos, por um lado na Zona Industrial - Polo II pela maior concentração de pessoas com interesses diversificados e, por outro lado, na Freguesia de Covas pela distância à sede da vila.

O autarca cerveirense mostra-se satisfeito com a concretização deste projeto, que se traduz em benefícios de desburocratização, desmaterialização e oferta de um excelente serviço de proximidade aos munícipes cerveirenses, empresas instaladas e trabalhadores. Realçando a colaboração e o envolvimento das juntas de freguesia onde ficarão sediados estes serviços, Fernando Nogueira enaltece “a importância de uma administração pública mais ágil e mais próxima, procurando corresponder às necessidades das populações”.

O Espaço do Cidadão é um posto único de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades, através de atendimento digital assistido. Ali são disponibilizados mais de 170 serviços, sendo possível tratar a Carta de Condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do CC, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre outros.