Eng.º João Lemos Costa dá nome a nova rua

2017/01/26

No âmbito das comemorações dos 40 anos da implementação do Poder Local Democrático em Portugal, foi aprovada por unanimidade, em reunião de câmara desta quarta-feira, a atribuição do topónimo Eng.º João Lemos Costa, primeiro presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira eleito democraticamente no pós 25 de Abril, ao novo acesso da Escola Básica e Secundária do concelho.

Considerando o impacto das primeiras eleições autárquicas no país, a autarquia cerveirense decidiu reconhecer o facto do Eng.º João Lemos Costa ter sido o primeiro presidente do Município, no pós 25 de Abril, cargo que desempenhou entre 1976 e 1982.

Assim, e após a conclusão das obras de beneficiação na envolvente da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, o executivo municipal apresentou uma proposta para atribuição de topónimo àquele acesso passando a designar-se de Rua Eng.º João Lemos Costa.

No documento apresentado pelo Presidente de Câmara, Fernando Nogueira, lê-se que o Eng.º João Lemos Costa “foi um dos mentores dos primeiros passos das Bienais de Arte, abraçando o conceito de descentralização cultural”, mas também assumiu relevância pelo “trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do concelho e das suas gentes, nomeadamente na consolidação da eletrificação do concelho”.

Localizada entre as ruas da Pedra Vedra e a Rua das Cortes, a Rua Eng.º João Lemos Costa destaca-se por ficar à entrada da vila e pelo movimento associado, nomeadamente das novas gerações.