Piscina Municipal ainda mais acessível para todos

2017/01/31

O Município de Vila Nova de Cerveira acaba de adquirir três cadeiras de rodas adaptadas para facilitar a entrada de pessoas com mobilidade reduzida ao tanque da Piscina Municipal. Melhoria de condições de acessibilidade para todos já cativou 10 utentes da Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade, com sede em Tomiño (Galiza), para a realização semanal de sessões terapêuticas monitorizadas.

Apostada na eliminação de barreiras arquitetónicas e promovendo a igualdade de oportunidades, a autarquia cerveirense continua a dotar a Piscina Municipal de condições e de equipamentos necessários para que pessoas com deficiência motora também possam frequentar as atividades delineadas.

Neste sentido, e integrada na profunda requalificação de que a Piscina Municipal foi alvo entre outubro de 2014 e 2015, a autarquia avançou com a aquisição de três cadeiras de rodas adaptadas que facilitam a circulação dos utentes entre os vestiários e a entrada no próprio tanque pela rampa de acesso entretanto construída para esse efeito.

De sublinhar que este complexo municipal apresenta ainda outras especificidades no âmbito do conceito da acessibilidade para todos, como as rampas de acesso ao edifício e a instalação de um elevador no seu interior, oferecendo um serviço de maior qualidade a todos sem exceção.

Estas excelentes condições despertaram recentemente o interesse da Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade que promove e defende a luta pela integração social de pessoas com deficiência. Ângela Vidal, uma das responsáveis por esta instituição de Tomiño, explica que “a proximidade e a inexistência de barreiras proporcionaram a celebração de um protocolo com a autarquia para a utilização semanal da piscina”. “Defendemos os direitos destas pessoas e procuramos dar os recursos necessários para que sejam mais autónomas e se autorrealizem, conseguindo assim a integração social, e este equipamento é exemplo disso mesmo”, assegura.

Uma vez por semana, 10 utentes desta instituição usufruem de sessões terapêuticas de natação que contribuem para a melhoria de mobilidade através do estímulo e reflexão muscular, mas também a nível psicológico.