DECO Minho (in)forma cerveirenses sobre vendas agressivas

2017/02/17

O Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira recebe, na próxima segunda-feira, pelas 14h30, um workshop da DECO relativo às práticas comerciais desleais. Sessão é gratuita e aberta a toda a população.

Cada vez mais vendedores intercetam os consumidores fora do estabelecimento comercial, com o objetivo de vender um determinado produto ou serviço. De acordo com a DECO, nesta relação contratual, os consumidores são os mais vulneráveis e saem por vezes lesados, uma vez que têm dificuldade em entender uma linguagem contratual complexa ou incompleta e desconhecem os seus direitos. Só no último trimestre de 2016, 30% dos pedidos de informação e apoio aos consumidores na DECO Minho corresponderam a práticas comerciais desleais.

Neste sentido, a DECO Minho, em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, realiza uma sessão informativa dirigida aos cerveirenses interessados na área, dando respostas e conselhos sobre as práticas comerciais desleais, as técnicas de venda, os contratos e mecanismos de defesa e ajuda de proximidade. O objetivo é criar uma maior segurança para lidar com estas abordagens desleais, dar a conhecer os meios de resolução de conflitos, saber como desistir dos contratos e a legislação em vigor, bem como a quem recorrer no caso de abordagens enganosas por parte de vendedores.

Segundo a Associação de Defesa ao Consumidor, as práticas mais comuns passam pela venda ao domicílio, por telefone, por correio ou até em reuniões ou excursões organizadas pelo vendedor onde os consumidores são aliciados a ir em troca de um prémio ou oferta especial.

A presente sessão em Vila Nova de Cerveira está agendada para segunda-feira, 20 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal, com entrada livre.