Projeto ColorADD apresentado à comunidade educativa cerveirense

2017/03/31

O autor do ColorADD, Miguel Neiva, vai estar, na próxima segunda-feira, em Vila Nova de Cerveira, para uma ação de sensibilização sobre daltonismo. Dirigido à comunidade educativa, este projeto único a nível mundial conta com a parceria do Institutoptico e da Óptica Coimbra na realização de rastreios visuais e de daltonismo às crianças do 4º ano.

Inédito e diversas vezes premiado por todo o mundo, o Código ColorADD, desenvolvido pelo designer português Miguel Neiva, consiste num alfabeto universal das cores que permite, através de símbolos, a integração dos daltónicos em todas as atividades que exigem o reconhecimento da cor.

Nesta ação conjunta, com o apoio do Município e do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Miguel Neiva vai apresentar o ColorADD, aos alunos do 4º ano do concelho de Cerveira, enquanto o Institutoptico aborda a importância da deteção precoce das ametropias visuais e promove a realização de rastreios, de forma a identificar casos de crianças daltónicas e enquadrá-las da melhor forma possível na sociedade.

Como forma de assinalar e reconhecer a sua passagem pelas escolas, o projeto ColarADD vai dotar as respetivas bibliotecas escolares com este código, através da catalogação dos livros segundo as normativas da Unesco.

A ideia de Miguel Neiva nasceu quando partiu para a tese de mestrado. Durante oito anos esteve em contacto com médicos e daltónicos para perceber as dificuldades e limitações que enfrentam, mas também para encontrar um caminho para minimizar o obstáculo. A ColorADD nasceu em 2010, dois anos depois de Miguel Neiva defender a tese de mestrado.

O daltonismo é uma limitação que impede a correta identificação das cores, estimando-se que existam 350 milhões de pessoas com este problema no mundo.