Judinhas e jogos populares complementam Queima de Judas 2017

2017/04/07

As Comédias do Minho e a Câmara Municipal de VN Cerveira apresentam, no próximo dia 15 de Abril, pelas 23h30, no Centro Histórico a QUEIMA DE JUDAS. Este espetáculo conta, este ano, com a criação de Rui Mendonça, ator residente das Comédias do Minho.

Para além do habitual ateliê de construção de Judinhas a novidade, para este ano, são os campos de jogos populares que antecipam o arranque das festividades da Queima de Judas.

A Queima de Judas é uma festa popular que tem lugar no sábado que antecede a Páscoa. É uma tradição que se inclui nas diversas festividades primaveris de renovação de ciclo, de transição do velho para o novo, da morte para o renascimento. Expurgam-se os males (passado), purifica-se pelo fogo (presente) e lança-se as sementes da boa fortuna para um novo ciclo (futuro).

Ateliê de Construção de "Judinhas"
De 11 a 13 abril | Cineteatro de Cerveira | 14h00 - 17h00

• Este ateliê de construção de “Judinhas” é já uma tradição deste espetáculo comunitário. São utilizados materiais reciclados para a construção destas figuras, e todos podem participar neste ateliê, independentemente da idade. Os “Judinhas” são distribuídos à população no sábado à noite (dia 15) para que se cumpra o ritual de brandir os “Judinhas” ao mesmo tempo que Judas é queimado.

Jogos Populares
15 abril | Jardins do Auditório Municipal | 16h00

• Campo de Jogo 1: Arrastadeira
  • Campo de Jogo 2: Pinhata