Encontro Empresarial do Vale do Minho estabeleceu plano de ações

2017/05/31

Decorreu no passado dia 26 de maio o Encontro Empresarial do Vale do Minho, no Centro de Apoio às Empresas em Vila Nova de Cerveira, levado a cabo pela ACIBTM / In.Cubo, em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a CIM Alto Minho, o CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, a AIMMAP – Associação de Indústrias Metalúrgicas, Metalomecânicas e Afins de Portugal, e o CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica. Estiveram presentes os presidentes dos municípios de Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez, empresários, formadores, técnicos e outras entidades.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Eng.º Fernando Nogueira, recordou a importância do empresariado no tecido económico, os momentos difíceis do período do “Troika” e a maneira como se souberam superar. Posteriormente, Dr. Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, falou dos diversos setores de atividade industrial, nomeadamente, o metalúrgico e metalomecânico, e das vantagens em se “conhecerem melhor”, os que atuam no setor. O Presidente da Câmara Municipal de Monção, Eng. Augusto Domingues, referenciou o surto de jovens empresários monçanenses que investem na sua terra, a dinâmica no pequeno comércio e indústria, e a existência de apenas 5% de desemprego no seu concelho.

Seguiu-se a intervenção do Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Eng. Júlio Pereira, que apresentou uma breve caracterização da região, em termos de indústria metalúrgica. Referiu a importância da fronteira terreste com a vizinha Galiza, por onde passam 47% dos ligeiros e 25% dos pesados no fluxo rodoviário entre Portugal e Espanha. Deu, ainda, ênfase ao saldo positivo da balança comercial de bens registado no Alto Minho, na ordem dos 600 mil euros. Falou, ainda, da incorporação tecnológica na indústria (18%), bem superior à média nacional.

De seguida procederam-se às intervenções sobre os temas que tinham sido distribuídos, nomeadamente o “Apoio ao Empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial no Alto Minho“, por Dr. Francisco Araújo, da ACIBTM/In.Cubo; “A importância do associativismo no desenvolvimento económico e o apoio associativo ao tecido empresarial” pelo Vice-Presidente da AIMMAP, Dr. Rafael Pereira; “Oferta formativa para a região, visando cobrir as necessidades das empresas” pelo CENFIM e “Apoio Tecnológico disponível” pelo CATIM, foram outras das intervenções que enformaram os painéis.
Dr. João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, interveio sublinhando a importância da qualificação dos recursos humanos para o desenvolvimento da região, assim como o incremento de atividades que incorporem cada vez mais valor. Efetuou a destrinça entre o software e o hardware no âmbito empresarial, dando grande relevância ao conhecimento.

A sessão de trabalhos foi encerrada com um espaço de debate, o estabelecimento de um plano de ações e a apresentação das conclusões do evento, das quais se destaca: eliminar fronteiras, cooperação empresarial, formação RH – recursos humanos, estratégias dos parques empresariais do Alto Minho, qualificação empresarial, importância das entidades coletivas de suporte às atividades económicas e a implementação da rede de incubação do Alto Minho.