Domingo vivido com muita tradição em Gondarém e Sopo

2017/06/04

Identidade e convívio. Assim ficou marcado este domingo, em duas freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Em Gondarém, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém celebrou o 17º aniversário, presenteando a população com os tradicionais cantares e danças, numa tarde de muita alegria e partilha que contou com a presença do Vereador Vitor Costa, em representação do Município de Vila Nova de Cerveira.
Criado em 2001, em parceria com a autarquia e a comunidade educativa, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém tem prestigiado Vila Nova de Cerveira em distintos locais de Portugal e no estrangeiro. Considerado o grupo mais jovem do distrito é composto por 40 elementos entre os 13 e os 16 anos de idade.

Pela freguesia de Sopo, os Bombos de S. Tiago de Sopo assinalaram o seu 20º aniversário com 20 grupos de bombos que, num dia dedicado ao intercâmbio cultural e ao convívio, contagiaram de alegria os presentes com as arruadas. Evento contou com a presença do presidente a Câmara Municipal, Fernando Nogueira. Criada em 1997, a Associação Cultural e Recreativa de São Tiago conta atualmente com cerca de 150 sócios, com uma participação muito ativa em todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano por várias regiões do país e Galiza.

Reconhecendo o papel fundamental na divulgação das tradições do concelho, a autarquia cerveirense encara o apoio logístico e financeiro dado a este tipo de iniciativas, como uma forma de fomentar e promover a música tradicional, as suas gentes e a sua cultura.

• imagem