Cerveira-Tomiño apresentados como exemplo de mobilidade sustentável em cooperação transfronteiriça

2017/06/06

A Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), Helena Freitas, reiterou, em Vila Nova de Cerveira, “a exemplar estratégia encetada por dois concelhos de dois países” e que, com os novos projetos em perspetiva, “só acrescentarão maior dinâmica e valorização a este território comum”. As declarações foram feitas, esta manhã, durante o hastear da Bandeira “Vila de Excelência – Nível II” a Cerveira-Tomiño.

Numa cerimónia simples, mas carregada de simbolismo, o Município cerveirense viu reconhecido publicamente, pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, o meritório trabalho desenvolvido pelas práticas inovadoras nos eixos da mobilidade e da regeneração de âmbito transfronteiriço.

Afirmando a importância do rio Minho e da implementação de políticas ambientais, o edil cerveirense afirmou que a cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño tem crescido sustentadamente, mas com a ambição focada no passo seguinte. “Recentemente foram aprovadas duas candidaturas no Interreg V A, uma da Agenda Estratégica da Amizade Cerveira-Tomiño, e outra para o projeto de ampliação do Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza com cerca de 20ha que inclui o projeto da travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho e que fará a ligação deste espaço. É sob esta mobilidade sustentável em cooperação transfronteiriça que estamos e vamos continuar a debater-nos”, disse Fernando Nogueira, acrescentando: “Esta bandeira é o reconhecimento dos nossos projetos”.

Presente na cerimónia, a alcaldesa de Tomiño sublinhou a intensificação da cooperação transfronteiriça “conseguida nos últimos anos, com vários mecanismos para desfronteirizar cada vez mais os territórios”. Sandra Gonzalez reiterou a implementação do conceito de mobilidade sustentável “através do comboio, a Ponte da Amizade, a futura travessia pedonal, e a partilha de recursos e equipamentos”.

Por sua vez a Paula Teles, da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, elogiou o trabalho desenvolvido por Vila Nova de Cerveira que permitiu esta reavaliação e alcançar mais um nível. “Ter dois territórios de dois países diferentes a trabalhar em prol do mesmo objetivo é inovador na nossa Rede. É preciso mudar mentalidades em prol destes conceitos e este é um bom exemplo”, assegurou.

A presidir esta cerimónia esteve a Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) que elogiou o “excelente exemplo de cooperação, sintonia e de desenvolvimento integrado de Cerveira e Tomiño e, nesta perspetiva, do que deve ser feito em territórios transfronteiriços”. Helena Freitas afirmou que tem invocado esta cooperação, “como uma exemplar estratégia encetada por dois concelhos de dois países” e que, com os novos projetos em perspetiva, “só acrescentarão maior dinâmica e valorização a este território comum”.
Vila Nova de Cerveira, em parceria com Tomiño, é assim considerada uma “Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e uma “Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.