III Edição dos Mutantes regressa de 10 a 15 de julho!

2017/07/04

De 10 a 15 de Julho, os cinco municípios do Vale do Minho serão o espaço da III Edição de Mutantes, um Workshop de Formação Artística para Jovens (dos 12 aos 18 anos), que irá envolver artistas e grupos de jovens adolescentes.

Ao longo de uma semana cada grupo, acompanhado por um criador distinto, irá construir uma instalação a partir de um olhar sobre um lugar: Cenografia em Cartão (Oupas! Design), Gesso (Iva Viana), Pintura (Cristina Azevedo), Cerâmica (Margarete Barbosa), Modelagem em Papel (Gabriela Gomes).
Estas férias artísticas terminam com um encontro final, a decorrer no dia 15 de Julho, que será um percurso criativo pelos cinco municípios e onde serão partilhadas as experiências e os objetos artísticos criados.

PROGRAMA:

VN CERVEIRA | Modelagem em Papel | Gabriela Gomes
Entre o percurso e a paisagem ao longo do Rio Minho, este workshop propõe um espaço de experimentação e criação de formas tridimensionais. Pelo manuseamento do papel e da pasta de papel, vamos explorar de uma forma simples as possibilidades de desenvolver objetos. A motivação para a descoberta de novas experiências estéticas e o contato com a técnica de modelação estimulam a sensibilidade, a experimentação e a criação artística.

MELGAÇO | Cenografia em Cartão | Oupas! Design
Os Arganões são seres imaginários que estão presentes na tradição popular da vila de Melgaço. Inspirando-se nas histórias sobre estas criaturas fantásticas, os participantes serão incentivados a recriar Arganões, trazendo-os de volta. Talvez regressem diferentes. Mutantes! Serão construídas máscaras e acessórios para reencarnar estas personagens. No workshop construiremos, ainda, outros elementos que enriqueçam a narrativa. Todas as peças, elaboradas com papel e cartão canelado, procuram desenvolver técnicas de desenho, recorte e colagem.

MONÇÃO | Gesso | Iva Viana
O ponto de partida deste trabalho é o comboio e a linha. Os participantes vão esculpir uma história numa placa de gesso. No final, cada placa vai funcionar como uma carruagem. Vamos construir um comboio, um comboio de histórias.
Este exercício explora as noções de volumes, na procura da forma, gravando o gesso com as goivas. Vamos, ainda, trabalhar o negativo e o positivo da própria peça e no final construir um painel que contará as histórias de cada um.

VALENÇA | Pintura | Cristina Azevedo
Apostando na história e na cultura da cidade de Valença, realizaremos uma muralha em papel de cenário utilizando a pintura como arte. O objetivo é alimentar e estimular o imaginário de cada um, desenvolvendo, explorando, e recriando ideias e histórias.

P COURA | Cerâmica | Margarete Barbosa
Viajaremos no tempo até 1662 aquando das lutas que se travavam em Portugal, em várias regiões do país, ameaçando a sua independência. Paredes de Coura não foi exceção. Aqui incidirá o nosso trabalho, nos memoráveis Combatentes da Travanca…
Barro a barro, vamos reconstruir um espaço. Reconhecer personagens e refletir sobre o passado, o presente e o futuro. Desafiaremos habilidades, sentidos e criatividade.
Modelar o barro será uma aventura onde não faltarão exemplos de bravura, espírito de sacrifício e de amor pela pátria. Ingredientes básicos para jovens artistas.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA EM CIRCUITO PELO VALE DO MINHO | 15 JUL
MELGAÇO | Castelo de Melgaço | 10h00