Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

imagem

Ligações Úteis

  • Biblioteca Digital Mundial

    A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

    Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

    • Promover a compreensão internacional e intercultural;
    • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
    • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
    • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
  • Biblioteca Nacional

    Porta aberta a todos os que se interessam pela cultura portuguesa, este portal apresenta a Biblioteca Nacional de Portugal e os serviços que desenvolve, desde as vertentes técnicas que servem as comunidades profissionais das bibliotecas e da indústria do livro, às atividades voltadas para os investigadores e o grande público, de acesso, promoção e difusão do património da maior biblioteca do País.

  • Casa da Leitura

    Nos seus distintos níveis de leitura, a Casa da Leitura oferece, não apenas a recensão de mais de 1400 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com atualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores.

  • Cata Livros

    A equipa do projeto Gulbenkian/Casa da Leitura acredita que os livros e tudo aquilo que eles contêm, começando nas palavras e imagens, contribuem para tornar a vida melhor: pelo que nos fazem sentir ou pensar, por nos alimentarem a imaginação ou entrar na mais enigmática realidade. Acredita ainda que ler é um direito e um prazer que pode ser descoberto com pequenas, mas decisivas, ajudas de outros leitores.

    CATA LIVROS tem por objetivo usar a Internet para aproximar jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, num modelo que, sem perder o rigor que o saber científico vem dedicando às questões da leitura, assenta no caráter lúdico e interativo das narrativas e desafios propostos.

  • DGLB

    Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas foi criada pelo Decreto-Lei nº 92/2007, de 29 de Março, e pela Portaria nº 371/2007, de 30 de Março, com vista a assegurar a coordenação e a execução da política integrada do livro não escolar, das bibliotecas e da leitura.

  • Europeana - Um lugar de inspiração e ideias

    Europeana é uma biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Européia. O protótipo contém em volta de dois milhões de itens digitais, todos eles em domínio público. Mais de 50% do conteúdo inicial foi forncecido pela França, 10% do Reino Unido, 1.4% da Espanha, e 1% da Alemanha.

  • Instituto Nacional de Estatística

    Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.

  • Jornal Oficial da União Europeia

    Jornal Oficial da União Europeia (JO) é a principal fonte dos conteúdos do EUR-Lex. O JO é publicado diariamente, de terça-feira a sábado, nas línguas oficiais da UE. Existem duas séries:

    • L (Legislação)
    • C (Comunicações e Informações)

    A subsérie A da série C (por exemplo, C 019 A), que tem o mesmo número que o número da série C publicado no mesmo dia, contém convites à apresentação de manifestações de interesse, avisos de lugares vagos, etc. Os números desta subsérie podem ser publicados numa, em várias ou em todas as línguas oficiais.

    Em 1 de janeiro de 2016, foi introduzida uma nova subsérie I (LI e CI). Esta série permite uma maior flexibilidade em caso de alteração do conteúdo previsto do Jornal Oficial e foi utilizada pela primeira vez em 16 de janeiro de 2016 (L 011 I, C 015 I).

  • Palavras Intermitentes

    Palavras Intermitentes é o blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira. Aqui colocamos as notícias referentes às diversas atividades que organizamos em cada ano letivo, bem como notícias relacionadas com a leitura e literacia. Seja bem-vindo e comente de forma construtiva.

  • Plano Nacional de Leitura

    Plano Nacional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

  • Rede Bibliotecas Escolares

    Programa RBE disponibiliza um serviço de apoio, em linha, que possibilita aos professores bibliotecários e membros das equipas a colocação de questões, cujas respostas poderão, posteriormente, ser consultadas nesta secção.

    Com este serviço pretende-se criar uma linha de comunicação oficial entre o Gabinete da RBE e todos aqueles que desenvolvem a sua atividade na área das bibliotecas escolares.

  • Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas

    RCBP é um projeto da iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, desenvolvido em parceria com os Municípios. Tem por objetivo disponibilizar recursos e serviços para as bibliotecas, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, contribuindo assim para a consolidação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

  • Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

    O Grupo de Trabalho de Divulgação do RCAAP, no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta, sugere a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Pública a inclusão do RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - nos recursos bibliográficos disponíveis e sugeridos à comunidade.

    Acesso Aberto significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
    O Acesso Aberto não implica auto publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares, nem é uma alternativa para publicação a baixo preço. É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente e online para toda a comunidade.

    O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por 51 repositórios institucionais e 62 revistas científicas, e conta com mais de 350 mil documentos disponibilizados pelas instituições portuguesas, em acesso aberto.

    O Grupo de Trabalho de Divulgação do RCAAP agradece a melhor divulgação que todas as Bibliotecas da Rede de Leitura Pública possam dar a esta iniciativa.

  • Tásse a Ler

    No âmbito do Concurso “Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas” da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou-se a Candidatura “Tásse a Ler!”. Este projeto, aprovado pela Gulbenkian, destina-se a jovens com poucos hábitos de leitura.

    O presente projeto, com um investimento elegível de 35.000,00€, e uma comparticipação de 15.000,00€ por parte da Gulbenkian, que será implementado pela Rede de Bibliotecas do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), divide-se em cinco acções:

    • Ação 1 - Escrita mal comportada - Como nasce uma pequena comunidade de leitores jovens;
    • Ação 2 - Eu Sou Tu - Oficina de desenho, experimentação do corpo e escrita criativa;
    • Ação 3 - Um Rio de Contos - Sessões de conto e leitura de textos a ter lugar em cafés, bares e outros locais pouco habituais;
    • Ação 4 - Performance "Camões era um Poeta Rap" - Evento performativo e musical;
    • Ação 5 - Festa de encerramento do Projeto.
  • Diário da República Eletrónico

    A INCM põe à disposição, por esta via, o acesso a todos os diários, bem como diplomas numerados, publicados na 1.ª Série do Diário da República (D.R.) desde 5 de outubro de 1910.

    Desde 1 de julho de 2006, a edição eletrónica do D.R. faz fé plena e a publicação dos atos através dela realizada vale para todos os efeitos legais.

    O DIGESTO disponibiliza ferramentas de pesquisa e tratamento de informação sobre a vigência e produção de efeitos de todos os atos publicados na 1.ª Série do D.R. desde 1 de janeiro de 1979, bem como de diversos documentos de décadas anteriores.