ULSAM e CIM articulam localização dos três Centros de Rastreio “DRIVE THRU” para o Alto Minho

27 Março 2020

Valença, Viana do Castelo e Ponte de Lima são os concelhos que, pela sua localização estratégica no território alto-minhoto, vão receber os Centros de Rastreio COVID-19 “DRIVE THRU”, sendo que o de Viana do Castelo entra em funcionamento já na próxima semana na Escola Superior de Saúde. Decisão foi tomada após a reunião entre o presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, esta sexta-feira.

Os “DRIVE THRU” são centros de diagnóstico destinado exclusivamente a pessoas com suspeitas de infeção COVID-19 referenciadas pelas autoridades de saúde e com prescrição médica. Os pacientes referenciados deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

A criação destes centros de despiste da doença provocada pelo novo coronavírus foi comunicada às comunidades intermunicipais da região norte pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N). O objetivo destes centros é o de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais.

Créditos da Fotografia: Rádio Alto Minho