Autarquia mantém transportes escolares gratuitos a todos os níveis de ensino

09 Setembro 2020

Pelo sexto ano letivo consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira disponibiliza gratuitamente os transportes escolares a todos os alunos do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário. A medida, aprovada em reunião do executivo desta segunda-feira, 7 de setembro, contribui para minorar o esforço financeiro das famílias no arranque do ano escolar.

A rede de transportes escolares do Município de Vila Nova de Cerveira abrange, diariamente, cerca de 500 alunos, distribuídos por seis circuitos especiais (pré-escolar e 1º ciclo) e sete itinerários do 2.º ciclo ao 12.º ano. Este ano, o processo, já por si exigente, vai ter algumas especificidades essenciais, resultantes do cumprimento das regras e recomendações emanadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde, devido à pandemia Covid-19, de forma a assegurar o bem-estar e todas as condições de segurança.

Apesar de ser um significativo esforço financeiro para as contas municipais, o autarca cerveirense confirma que “todo o apoio dotado para a área da educação é um investimento indiscutível em prol da formação daqueles que serão os cidadãos para o futuro”. Além disso, Fernando Nogueira reforça a importância de “implementar medidas de igualdade de acesso à aprendizagem e de apoio social numa fase que, todos os anos, se revela demasiado dispendiosa para as famílias, e este ano com a agravante da pandemia Covid-19”.

Introduzido em 2015 pelo atual executivo municipal, o alargamento dos transportes gratuitos abrange os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes em Vila Nova de Cerveira, tendo de se deslocar para municípios vizinhos.