Autarquia devolve totalidade de IRS aos seus munícipes

24 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a abdicar, em 2021, a totalidade da receita de IRS a que tem direito (5%) a favor dos seus residentes. Medida enquadra-se na política de baixa fiscalidade implementada, há cinco anos, por este executivo e reforçada atendendo à atual conjuntura socioeconómica.

O edil cerveirense realça uma gestão autárquica coerente que, acrescida pelo contexto atual de pandemia Covid-19 e de todos os efeitos nefastos subjacentes, a decisão para 2021 não poderia ser outra, “com o município a mostrar a vertente solidária e de apoio social quando é imperativo para as famílias”. “Perspetivam-se tempos difíceis pois, e apesar de uma forma geral, os trabalhadores por conta de outrem terem tido o salário garantido durante este período de pandemia Covid-19, em particular de confinamento, há agregados familiares que registaram quebras no seu orçamento mensal devido a situações de lay-off, e isso vai-se refletir no IRS a pagar no próximo ano”, afirma Fernando Nogueira.

Contas feitas, o abdicar de 5% de IRS equivale a cerca de 300 mil euros que deixarão de entrar nos cofres da autarquia de Vila Nova de Cerveira, “um número interessante que poderia ser aplicado no concelho, mas quando se fala em aliviar o esforço financeiro familiar é um investimento inestimável”.

Com a tradição recente de abdicar de 2,5%, investindo a parte do valor arrecadado por este imposto no apoio social, nomeadamente no reforço da assistência domiciliária aos idosos isolados, em 2020, o executivo municipal decidiu dobrar o desconto e devolver a totalidade do IRS aos munícipes, passando a integrar a restrita lista de 25 autarquias que implementaram esta medida (de entre os 308 municípios portugueses).