Fórum Cultural de Cerveira transformado em Centro Municipal de Vacinação para a Covid-19

05 Fevereiro 2021

Após várias reuniões preparatórias, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho decidiram, esta sexta-feira, a localização do Centro Municipal de Vacinação para a Covid-19. Com as intervenções técnicas necessárias a cargo da Câmara Municipal, as instalações do Fórum Cultural de Cerveira apresentam-se como o espaço ideal por ser amplo, garantindo as condições de segurança e comodidade, além da localização privilegiada. Autarquia disponibiliza-se para garantir transporte aos munícipes sem retaguarda, mediante aceitação pela ULSAM e pedido apresentado na respetiva Junta de Freguesia.

Inserido no programa nacional de vacinação da Covid-19 das Autoridades de Saúde, a instalação e apetrechamento deste Centro Municipal de Vacinação é da responsabilidade da autarquia, através da cedência de espaço e montagem das boxes para a vacinação e para apoio da equipa médica, seguindo as indicações da ULSAM e as diretrizes da Direção-Geral de Saúde. Já o processo de agendamento das tomas da vacina será totalmente conduzido pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

A criação deste espaço surge para concretizar a fase da vacinação contra a covid-19 dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos e com co-morbilidades que, segundo o Governo, vai arrancar o mais breve possível.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai disponibilizar-se para que os idosos ou dependentes do concelho, sem viatura própria ou outra forma de deslocação, possam ser transportados nas viaturas da autarquia, mediante pedido previamente apresentado ao respetivo presidente de Junta de Freguesia, com os dados da vacinação.

No website ( https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/ ) pode encontrar esclarecimentos a dúvidas existentes, nomeadamente:

• Como serão contactadas as pessoas a vacinar nesta nova fase?

A convocatória de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com doenças de risco entre os 50 e 79 anos será preferencialmente feita por mensagem SMS, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema.
Como serão vacinadas as pessoas acamadas?
No caso de pessoas com 80 ou mais anos que estejam acamadas em casa serão vacinadas por equipas de vacinação ao domicílio.

• Como funciona o sistema de convocação por SMS?

As mensagens do número 2424 que os utentes vão receber vão questionar sobre a sua disponibilidade para se ser vacinado numa data, hora e local preciso. A essa informação os utentes devem responder “Sim”, confirmando plenamente os dados do agendamento, ou “Não”, resposta que origina o envio de uma segunda mensagem de telemóvel com nova proposta de agendamento. O mesmo acontece se o utente não responder. Na ausência de resposta ao SMS ou havendo recusa das propostas de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente, pelos centros de saúde, para encontrar uma alternativa de agendamento, ou, na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.

• Como serão vacinadas as pessoas não seguidas pelo Serviço Nacional de Saúde?

Os respetivos médicos assistentes devem emitir uma declaração com vista à sua inclusão nesta fase 1 da vacinação, permitindo o agendamento automático para a toma da vacina. A declaração médica é emitida eletronicamente, através da Prescrição Eletrónica Médica, e o utente é informado por SMS.