Dia Mundial do Livro: Biblioteca Municipal participa no Clube de Leitura Online

22 Abril 2021

A RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho inicia, esta sexta-feira, 23 de abril, em pleno Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, o seu Clube de Leitura Online. Com 12 anos de experiência de encontros de leitores no formato presencial, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira é uma das aderentes a este desafio, cuja primeira sessão conta com Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura. Interessados podem assistir ao direto no Facebook, a partir das 15h00.

Os condicionalismos provocados pela pandemia Covid-19 obrigaram muitas entidades a reinventar as suas atividades, alavancando a vertente digital. Desta forma, também a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Minho decidiu readaptar o funcionamento dos Clubes de Leitura, vividos de forma pronta e apaixonada ao longo de anos, para uma conexão ao mundo digital, sem prescindir do prazer da descoberta, da vida e da fantasia que os livros permitem.

O arranque desta iniciativa vai coincidir com o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, com a abertura pela coordenadora da RIBAM, Isabel Costa, e moderação da coordenadora Maria José Areal. A primeira convidada é Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática e Emérita da Universidade do Porto, ex-Ministra da Cultura (2005-2008) e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que vai abordar o conceito de “Se não gosta de ler não sabe o que perde”. De acordo com a sinopse da sua intervenção: “Ler porquê? para quê? A leitura como privilégio e prazer. A leitura como instrumento de conhecimento, de compreensão da diversidade, de treino do juízo crítico. Como é que um grande escritor como Eça de Queirós promove tudo isso nos seus contos, tomando como exemplo um conto da juventude, ‘Singularidades de uma rapariga loira’, e de um conto da maturidade, ‘José Matias’”.

Havendo convidados em ‘sala’ online, do programa consta ainda um período para colocação de questões, ficando a sessão de encerramento a do Presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, em representação da CIM Alto Minho. A sessão tem início às 15h00 e pode ser assistida através da página do Facebook da RIBAM: https://www.facebook.com/RedeBibliotecasAltoMinho/live/

Refira-se que a RIBAM foi constituída na sequência de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), integrando as bibliotecas públicas municipais dos dez municípios do Alto Minho.

Fica assim o convite para uma celebração da leitura, dos livros e dos seus autores, através de um simples click.