Cerveira e Tomiño promovem “Acessibilidade sem Fronteiras”

2017/08/21

Eleito no Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2017 Cerveira/Tomiño, o projeto “Acessibilidade Sem Fronteiras” propõe três dias de consciencialização social para a exclusão por incapacidade física/intelectual. De 3 a 5 de setembro, os dois concelhos vizinhos dinamizam um programa conjunto com caminhada, debate e atividade desportiva adaptada. Inscrições gratuitas decorrem até ao próximo dia 30.

Através de um trabalho em rede de entidades de voluntariado social de Cerveira e Tomiño, este projeto inclusivo de âmbito transfronteiriço visa a elaboração de um diagnóstico em torno da problemática da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida em ambos os concelhos, de forma a analisar a implementação de um programa que dê respostas ao nível de informação, apoio e visibilidade. Trata-se de um passo importante para tornar este território comum ainda mais acessível a todos, eliminando barreiras físicas ainda existentes.

O programa de três dias arranca com uma iniciativa que procura envolver as duas comunidades numa caminhada de sensibilização, agendada para domingo, 3 de setembro, com ponto de encontro no Parque de Lazer do Castelinho, às 10h00 (PT). No segundo dia, 4 de setembro, as Jornadas “Atendimento para Tod@s” procuram lançar a reflexão e debate em torno da “Acessibilidade Universal; acessibilidade para todas as pessoas”, numa comunicação proferida por Jacinto Lareo, da Universidade de Vigo e Fundación Sálvora, e por Maria José Santos Comesaña; e das “Cidades sem Fronteiras, Cidades sem Barreiras – Como Desenhar Territórios Acessíveis”, num trabalho da Engª Paula Teles, da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Seguem-se dois workshops subordinados ao tema da “Deficiência Visual e Atendimento” (ACAPO) e à “Ponte no meu Lugar” (Vontade – Asociación de Persoas com Discapicad). Esta sessão de trabalhos decorre no Mercado de Tomiño, a partir das 10h30 (GAL). No último dia do programa, 5 de setembro, vai ser dinamizada uma atividade desportiva acessível/adaptada de Remo e Slalom, no Cais Clube de Remo de Vila Nova de Cerveira, às 10h00 (PT).

A participação nestas atividades é limitada, pelo que os interessados devem efetuar inscrição gratuita, através de https://goo.gl/forms/Qk2jw22278OHLhpr2 , ou através do preenchimento da ficha de participação disponível no portal da Amizade Cerveira-Tomiño(Eventos).

De sublinhar que o primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño contou com cerca de 200 participantes, que elegeram três de seis projetos a ser implementados ao longo deste ano. Para além do “Acessibilidade Sem Fronteiras” agora em execução, foi ainda escolhida a organização da “Festa da Amizade Tomiño-Cerveira”, agendada para de 22 a 24 de setembro, e a realização do “1º Campus Desportivo Cerveira-Tomiño”, com data a definir. A segunda edição deste mecanismo de participação pública e de cidadania transfronteiriça já está a decorrer, com o período de apresentação de propostas em participacerveiratomino.eu

Integrado na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño 2014-2020, o OPT faz parte de uma candidatura mais abrangente e conjunta dos dois concelhos, à primeira convocatória do INTERREG VA.