Passar para o Conteúdo Principal

Ambiente

imagem

O concelho de Vila Nova de Cerveira incorpora um conjunto de especificidades ao nível da paisagem verde, frescura abundante, arquitetura e o Rio Minho.

O território dispõe de um diverso e interessante Património Natural, desde o vale onde coexistem as áreas férteis às encostas das serras e as planícies junto à margem do Rio Minho.

O vale do Minho, atravessando o território municipal de norte a sul e deixando para leste zonas montanhosas e Oeste o vizinha Galiza, constitui uma unidade peculiar, já que nele se concentra a maior parte da população e da atividade do concelho e coincide com o principal eixo de circulação, a EN13 que liga a Fronteira com Espanha de Valença a Cidade do Porto.

É neste enquadramento que se localiza uma importante área de elevado valor ambiental, integrada na rede europeia de conservação da natureza Rede Natura 2000, o sítio rio Minho, para além de 70% da área do concelho ser coberta por áreas florestais.

Neste sentido, o Município de Vila Nova de Cerveira assume uma responsabilidade acrescida, não só na salvaguarda destes valores naturais como, mais importante ainda, na promoção do seu desenvolvimento transformando estes valores em recursos e, deste modo, alicerçar a estratégia de desenvolvimento no seu aproveitamento sustentável.

Plano Municipal do Ambiente 2016