Período de inscrições para a Festa da História 2018

2018/06/14

Entre 16 e 19 de agosto, Vila Nova de Cerveira volta a apresentar-se como mui nobre terra de notáveis Senhoras e ilustres Cavaleiros, através de uma viagem única à época medieval, com mais uma edição da Festa da História. Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar podem submeter inscrição durante a próxima semana, de 18 a 22 de junho, junto dos serviços culturais desta autarquia.

'Rainha Santa Isabel, Rainha Peregrina Jacobeia' é a temática deste ano, evocando a intensa devoção jacobeia do povo luso e dos seus nobres, do clero e ainda dos seus soberanos, durante o período medieval. Entre os peregrinos jacobeus, destacava-se a Dª Isabel de Aragón (1270-1336), Rainha de Portugal, pelo casamento com D. Dinis, cuja vida foi pródiga em factos piedosos dirigidos ao serviço dos pobres e necessitados, à Igreja e ao povo.

Integrando o Caminho Português da Costa dos Caminhos de Santigo de Compostela, Vila Nova de Cerveira celebra esta conjugação histórica com uma vasta programação, cujo destaque vai para o cortejo medieval e para um conjunto diversificado de espetáculos de teatro, música, falcoaria real, malabarismo e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios, para além da grande adesão de mercadores, taberneiros, artesãos e associações.

Os interessados em participar neste evento que, ano após ano, se tem afirmado no roteiro nacional das Feiras Medievais, podem apresentar as suas candidaturas entre 18 e 22 de junho, nos Serviços Culturais da Câmara Municipal, através do email: cultura.tecnicos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20.

Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 16 a 19 de agosto, nas ruas do centro histórico e no Castelo, com o seguinte horário de funcionamento do mercado:

• Dia 16, quinta-feira, das 17H00 às 24H00 horas;
  • Dia 17, sexta-feira, das 11H00 às 24H00 horas;
  • Dia 18, sábado, das 10H00 às 24H00 horas;
  • Dia 19, domingo, das 11h00 às 23H00 horas.
Normas de Participação e Ficha de Candidaturas

Artesãos e Mercadores