Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira irresistível com ‘O Mundos dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria’

O mundo dos doces 1 980 2500
2019/12/13

Em Vila Nova de Cerveira, o fim-de-semana de 21 e 22 de dezembro dá o mote para um Natal bastante adocicado. Numa tenda com 400m2 instalada na Praça Alto Minho, 20 expositores, nacionais e internacionais, apresentam dezenas de produtos de ‘fazer crescer água na boca’. Além da venda ao público, ‘O Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria’ tem ainda degustações, showcookings e workshops, com destaque para a presença de algumas das recém-eleitas ‘Maravilhas Doces de Portugal’ e do NutriChef Duarte Alves. A abertura oficial do evento acontece dia 21, às 10h00, com a Confraria Abade de Priscos.

O ‘Cerveira Mais Doce’ dá lugar ao “Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria”. Esta II edição apresenta-se com um conceito diferente - mais atrativo e funcional -, onde, num espaço único e acolhedor, pasteleiros profissionais e confeiteiros tradicionais de várias regiões do país e de outros cantos do mundo celebram o Natal com um evento gastronómico irresistível.

Para se viver verdadeiramente a quadra natalícia, há dois elementos imprescindíveis: família e uma boa mesa! A escassos dias da Consoada, tragam os entes queridos a Vila Nova de Cerveira, porque as sugestões para umas sobremesas deliciosas e fora do comum estão garantidas.

O difícil vai ser escolher, senão vejamos a lista de concelhos representados e as doces propostas:

  • Vila Nova de Cerveira (Cerveirenses, Biscoitos de Milho, Broa de Mel e Passas, Mel);
  • Arcos de Valdevez (O Bolo de Discos, os Charutos de Ovos – uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo)
  • Braga (Natas, Pudim Abade de Priscos, Pão de Ló e Bolo Rei)
  • Monção (Roscas - uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, e papudos)
  • Paredes de Coura (Biscoitos de Milho, Compotas e licores, Biscoitos sem Glúten);
  • Porto (Biscoitos Bilbaus);
  • Santa Maria da Feira (Fogaça e outros doces);
  • Viana do Castelo (Bolas de Berlim, Pão de Ló, Bolo Rei, chocolates e licores);

E porque a gulosice não tem fronteiras ou falta de criatividade, ‘O Mundo dos Doces’ conta ainda com stands próprios de venda e degustação de produtos internacionais oriundos de Tomiño, Espanha (Roscon de Reyes, Torrijas, Brazo de Gitano); da Argélia (Khob Mbesses – bolo de semolina, Makroud el louse – biscoitos de amêndoa, Rfis tmer – doces de tâmara, e chá); e França (Macarrons, Profiteroles). Há ainda a mostra gastronómica em representação do Brasil, Itália e China.

Mas como qualquer evento desta natureza, além de se degustar também é possível aprender a confecionar. ‘O Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria’ tem a presença confirmada do NutriChef Duarte Alves que protagonizará um Showcooking apelidado de ‘Doces Sem Culpa’ e uma Palestra dedicada à “Cura pela Alimentação Alcalina”. Faz parte desta programação deliciosa, os workshops de Rosqueiras de Monção (Roscas e Papudos) e de Rabanadas no Forno, além de um Showcooking de Broa de Mel e Passas e outro de Semifrio After Eight.

A animação musical selecionada também não foi deixada ao acaso e promete a criação de um fantástico ambiente natalício, com sons da harpa, duas performances de dança (AdEIXA e Citius Fit) e Ópera Flash Mob (AMFF).

Dias 21 e 22 de dezembro, com abertura às 10h00 e encerramento às 17h00, ‘O Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria’ é um evento a não perder. Seja mais ou menos guloso!

Programa

PROGRAMA DESDOBRAVEL-2 (2)

PROGRAMA DESDOBRAVEL-3