Autarquia e Agrupamento de Escolas articulam cedência de computadores portáteis a alunos mais carenciados

21 Abril 2020

Arranca, esta terça-feira, o processo de entrega dos primeiros 10 computadores portáteis e respetivos routers de acesso à Internet a 14 alunos de 10 famílias carenciadas sinalizadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. No total, são cerca de 50 portáteis disponíveis para assegurar as necessidades mais prementes no acesso às novas tecnologias para fazer face às aulas à distância devido à pandemia COVID-19.

Em articulação com o Agrupamento de Escolas do concelho, a autarquia cerveirense realizou um questionário prévio aos alunos para auscultar se dispunham de computador e de Internet em suas casas. Da listagem obtida, os Serviços Municipais de Intervenção Social confrontaram os dados com a informação já disponível, além de adicionar novos casos que não estavam identificados.

De acordo com o Presidente de Câmara Municipal, “os computadores portáteis agora disponibilizados fazem parte do inventário do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, adquiridos pela edilidade na sua estratégia de investimento contínuo na educação, acrescentando-se outros 10 equipamentos conseguidos pelo Agrupamento de Escolas no âmbito da sua participação no programa #somossolução”. Fernando Nogueira explica que, “neste momento, foi adquirido um conjunto de equipamentos ‘WiFi’ que permite o acesso à rede de internet disponibilizada pelas juntas de freguesia, num investimento de cerca de 1.500 euros, e que são entregues em complemento aos portáteis”.

Não obstante, e mediante as necessidades, o edil cerveirense admite poder vir a reforçar esta medida “com o empréstimo de ‘tablets’ que se encontram há já alguns anos ao serviço da comunidade escolar”, assim como adquirir mais routers ‘WiFi’. A devolução deste material cedido deve ser concretizada até ao final do presente ano letivo para manutenção e reatribuição no início do próximo ano letivo.

De sublinhar que, ao longo dos anos, o Município de Vila Nova de Cerveira tem colaborado com o Agrupamento de Escolas do concelho no apetrechamento tecnológico de alguns espaços dos três centros escolares e bibliotecas escolares, contribuindo para a atualização das ferramentas de trabalho, adaptando-as à melhoria dos resultados em contexto escolar.

As aulas da Telescola #EstudoEmCasa iniciaram, esta segunda-feira, canal RTP Memória, com uma grelha das 9h00 às 17h50, com conteúdos pedagógicos temáticos que contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1º ao 9º ano, agrupados por: 1º e 2º anos, 3º e 4º anos, 5º e 6º anos, 7ºe 8ºanos e 9º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.