Jovem cerveirense Magna Araújo Amorim apurada para a fase final do Concurso Nacional de Leitura

28 Abril 2021

Em formato online, a Fase Intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional da Leitura 2020/2021 contou com 116 participantes dos vários níveis de escolaridade dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas dos 10 concelhos do Alto Minho. Vila Nova de Cerveira fez-se representar por um grupo de alunos empenhados e com uma participação muito bem-sucedida, tendo a jovem Magna Araújo Amorim, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, alcançado pontuação para a Fase Nacional, agendada para dia 5 de junho, em Oeiras.

Com organização do Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, a iniciativa ficou marcada pela dinamização de momentos musicais, culturais e literários, com apresentação a cargo do ator, músico e contador de histórias Carlos Marques. No período da manhã, os 116 alunos participantes realizaram uma prova eliminatória de escrita seguindo-se, durante a tarde, a prova oral com leitura de um excerto de uma obra e argumentação. Nesta vertente, há a realçar e a felicitar o apuramento de quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira: Tiago Dantas do 4ºB do Centro Escolar Norte (Campos); Guilherme Carlos do 5ºB da Escola Básica e Secundária de Cerveira; Luís Rego do 12ºA e Magna Amorim do 12ºB também da Escola Básica e Secundária de Cerveira.

Após avaliação pelo júri – o Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins, a Professora Maria Armandina Silva e o escritor David Machado – são 8 os alunos apurados para levar o nome do Alto Minho à fase final do Concurso Nacional de Leitura em Oeiras a 5 de junho, entre os quais a jovem cerveirense Magna Araújo Amorim, a frequentar o 12º ano na Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira.

O Município cerveirense felicita todos os alunos pela participação e envolvimento numa iniciativa que estimula o gosto e os hábitos de leitura, contribuindo ainda para melhorar a compreensão literária.

Este ano, e devido aos condicionalismos da pandemia, o Concurso Nacional de Leitura decorreu em formato online, e esta fase intermunicipal no Alto Minho foi da responsabilidade do Município de Ponte de Lima, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e com a colaboração da Coordenadora Interconcelhia da Rede e Bibliotecas Escolares, Professora Raquel Ramos, com a DGLAB e com o Plano Nacional da Leitura.