Passar para o Conteúdo Principal

Pop-up Europe

Logotipo Pop-Up Europe

POP-UP EUROPE Delivering Europe to its Citizens
Project n°: 2018-1-IT-KA204-048529
Programa: Erasmus +
Orçamento total: 61020 €
Duração da implementação do projeto: 01.10.2018. - 30.0.20.2020 (24 meses)

Parceiros:
  • Comune di Silvi (Itália) - Parceiro Líder
  • Província de Antuérpia (Bélgica)
  • Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal)
  • Fundação do Gulbene (Letónia)
Descrição

Coordenado pelo Município de Silvi (Itália), o projeto “Pop-Up Europe - Delivering Europe to its Citizens” integra, além do Município de Vila Nova de Cerveira, a Província de Antuérpia, na Bélgica e o Município de Gulbene, na Letónia, numa parceria cujo objetivo se centra na troca de experiências partilha das melhores práticas adotadas pelos Municípios no âmbito de campanhas de informação e sensibilização sobre temas europeus.

Nos últimos dez anos, o euroceticismo tornou-se visível através da opinião pública nos Estados-Membros europeus. A crise económica de 2008 e a recente crise de refugiados propiciou um clima de desconfiança que recaiu sobre a União Europeia, culminando com o Brexit como símbolo da atual crise de identidade. O projeto "Pop-up Europe" surge como uma resposta às recentes afirmações do Parlamento Europeu que considera que o futuro da Europa começa nas cidades e com os cidadãos e que as autoridades locais estão melhor posicionadas para combater o populismo - através da implementação de projetos que envolvam os cidadãos e a sua comunidade.

O projeto “Pop-up Europe”, enquadrado na Ação-Chave 2 - Educação de Adultos - Parcerias Estratégicas - KA204, é diretamente financiado pela Agência Erasmus+ Italiana, e pretende, durante os próximos dois anos, promover o intercâmbio de boas práticas, e disponibilizar formação aos colaboradores dos municípios, capacitando-os de forma a criarem/implementarem novas oportunidades europeias a nível local. De salientar, que a campanha que esteve na base da conceção desta candidatura - "Pop-Up Europe" da Província de Antuérpia, e que foi galardoada com o Prémio Europeu de Comunicação Pública em 2017, será uma das iniciativas a abordar como boa prática neste projeto.

A assinatura oficial do acordo de parceria ocorreu, no dia 07 de dezembro de 2018, na Associação Nacional de Municípios Italianos em Roma.

Resutados finais

POP UP EUROPE - 12 receitas para os municípios aproximarem a Europa dos seus cidadãos (PT)

POP UP EUROPE - 12 recipes for municipalities to get a taste of Europe (EN)