Passar para o Conteúdo Principal

THRUST - Trusting in Human Resources for Union Solidarity and Teamwork

Trust

Programa – Europa para os Cidadãos
Ação - 2.1: Town twinning
Convite à apresentação de propostas - 2019 - EACEA-51-2018
Projeto Nº 609331-CITIZ-1-2019-1-PT-CITIZ-TT
Nome do Projeto: THRUST - Trusting in Human Resources for Union Solidarity and Teamwork

 
Parceiros:

Município de Vila Nova de Cerveira – Coordenador
Concello de Tomiño - Espanha
Filipstad - Suécia
Mielno - Polónia
Amt Trittau - Alemanha
Smart Communication Letónia
Vallerano - Itália

O projeto THRUST nasceu da motivação do município de Vila Nova de Cerveira e dos parceiros envolvidos em criar as condições necessárias para a partilha de opiniões sobre questões em torno da União Europeia. Todos os países envolvidos devem partilhar as suas experiências no voluntariado, especialmente no que diz respeito ao problema da imigração. As discussões serão baseadas em políticas de acolhimento e integração, através de um meeting que reunirá todos os parceiros representados.

A imigração é um problema crescente que deve ser resolvido através da cooperação e da solidariedade entre as comunidades e os países. Este projeto deverá servir de base para compartilhar opiniões diferentes na resolução deste problema e das suas consequências. É do conhecimento geral, que o fenómeno da imigração conduz, por vezes, à falta de solidariedade entre as pessoas e ao distanciamento dos valores fundamentais da União Europeia: a dignidade humana e a luta contra a discriminação.

Os cidadãos do município de Vila Nova de Cerveira (PT), entidade coordenadora do projeto, situado na fronteira entre Portugal e Espanha, vivem diariamente uma realidade multicultural, fruto também dos projetos desenvolvidos pelos Municípios de Vila Nova de Cerveira e Tominho (SP) – Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça e Eurocidade. Esta realidade será um bom ponto de partida para analisar os problemas acima mencionados. O THRUST permitirá aos parceiros envolvidos debater, compilar ideias e apresentar potenciais soluções para sensibilizar os cidadãos para o fenómeno das migrações e fortalecer os laços entre os países participantes. Considerada a importância do voluntariado, a meta será representada por jovens voluntários, ONGs e minorias religiosas que podem ser um exemplo de como alcançar os objetivos da integração.

Os objetivos do Projeto THRUST são:
  • Análise do fenómeno da imigração;
  • Confronto das melhores práticas para atenuar os problemas da migração;
  • Envolvimento das minorias para melhor compreensão do fenómeno;
  • Capacitação das atividades de voluntariado;
  • Promoção da solidariedade e cooperação entre os participantes;
  • Contrastar os efeitos negativos da imigração, como a propaganda xenófoba;
  • Utilizar os projetos dinamizados entre Vila Nova de Cerveira (PT) e Tomiño (SP) como mote para abordar as realidades multiculturais;
  • Promover o intercâmbio intercultural.

 

Ações
  1. Workshop Organizacional;
  2. Encontro Internacional em Vila Nova de Cerveira (24 a 28 de Outubro de 2019).