-
Inicial
-
Município
-
Projetos Europeus
- BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
Programa Europa para os Cidadãos
Ação - 2.1: Network of Towns
Projeto Nº 612768-CITIZ-1-2019-1-PT-CITIZ-NT
Nome: BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
DATA DE INICIO DO PROJETO: 21-10-19
DATA DE FIM DO PROJETO: 20-10-21
Financiamento: 148 680,00 €
Parceiros:
- Município de Vila Nova de Cerveira – COORDENADOR
- Concello de Tomiño - ESPANHA
- Mestna Obcina Novo Mesto ESLOVÉNIA
- Grad Knin HR - CROÁCIA
- Sdruzhenie na Yugozapadnite Obshtini BULGÁRIA
- Municipality of Dimitrovgrad SÉRBIA
- Comune di Vignanello ITÁLIA
- kunsill lokali birgu MALTA
- centrum kultury w mielnie POLÓNIA
- Panevezio miesto savivaldybes administracija LITUANIA
- Balkanu zieds latvijas LETÓNIA
- MTÜ Töötuba Ratastel ESTÓNIA
- Repashuta kozseg onkormanyzata HUNGRIA
- Obec chorvatsky grob ESLOVÁQUIA
- Balkaniko Institouto Epixeirimatikotitas MKO GRÉCIA
- Bashkia Shijak ALBÂNIA
Descrição
O Projeto BRIDGE é coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e foi aprovado no âmbito do programa Europa para os Cidadãos, ação – Rede de Cidades.
Com um consórcio composto por 16 organizações de 16 países, o projeto foi desenhado tendo em conta o contexto territorial – integração de organizações de países vizinhos. Com base nessa realidade geográfica, o consórcio partilha a mesma vontade de promover uma cidadania transfronteiriça e uma coesão social além-fronteiras. Esse impulso para a cooperação é concretizado através da abordagem a dois dos principais fenómenos que afetam a União Europeia: euroceticismo e xenofobia. Considerada a extensão destes problemas em toda a Europa, o consórcio terá a oportunidade de debater esses temas e propor potenciais soluções e/ou partilhar melhores práticas e experiências que cada delegação adota para enfrentar o fenómeno. Tendo ainda como objetivo fortalecer o sentimento de solidariedade entre membros europeus e países vizinhos reforçando o espirito de solidariedade entre os cidadãos, todos os debates e discussões serão realizados em clima de cooperação.
A duração do projeto é de 24 meses, durante os quais os parceiros irão analisar as causas que fomentam o sentimento xenófobo generalizado em muitos países, apresentando possíveis soluções para garantir que as regiões transfronteiriças da União Europeia possam, através dos seus próprios meios, melhorar a cidadania europeia.
As soluções podem ser encontradas na pesquisa de ferramentas para combater a ignorância, como alfabetização mediática, contra narrativas, bem como através da partilha de projetos transfronteiriços que fomentam a cidadania Europeia como é o caso do Projeto Eurocidade – Cerveira – Tomiño.
É importante conversar sobre esses problemas e coletar dados para ter uma visão completa da realidade e tentar estabelecer uma lista de expectativas sobre a Europa. 2030, especificamente sobre a abolição das fronteiras. Prevê-se ainda estabelecer uma lista de expectativas sobre Programa Europa 2030, mais especificamente sobre a abolição das fronteiras O projeto terminará com a assinatura do acordo pelos parceiros, que estabelecerá uma rede permanente de colaboração entre eles a nível europeu.
O Projeto BRIDGE estabelecerá uma cooperação estruturada entre os parceiros tendo por base os objetivos comuns que respeitam, o Programa e as suas prioridades anuais.
O projeto prevê a realização de cinco eventos internacionais durante os 24 meses, em locais e datas a definir.