-
Inicial
-
Município
-
Projetos Europeus
- BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
Programa Europa para os Cidadãos
Ação - 2.1: Network of Towns
Projeto Nº 612768-CITIZ-1-2019-1-PT-CITIZ-NT
Nome: BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe
DATA DE INICIO DO PROJETO: 21-10-19
DATA DE FIM DO PROJETO: 20-10-22 ((pedido de extensão de 12 meses devido à pandemia COVID-19)
Financiamento: 148 680,00 €
Consórcio
- P1 - Vila Nova de Cerveira (PT) - COORDENADOR
- P2 - Tomiño (ES)
- P3 - Sdruzhenie na Yugozapadnite Obshtini (BG)
- P4 - Municipality of Dimitrovgrad (RS)
- P5 - GECT GO / EZTS GO (IT)
- P6 - Borsod-abaúj-zemplén county government (HU)
- P7 - Rozsnyó város/roznava (SK)
- P8 - Panevezio miesto savivaldybes administracija (LT)
- P9 - Daugavpils (LV)
- P10 - Lighthouse Languages (IT)
- P11 - Deryneia Municipality (CY)
Objetivos do programa: Europa para os Cidadãos
No âmbito do objetivo geral de aproximar a União dos cidadãos, os objetivos gerais do Programa Europa dos Cidadãos são os seguintes:
- contribuir para que os cidadãos compreendam a União, a sua história e a sua diversidade;
- fomentar a cidadania europeia e melhorar as condições da participação cívica e democrática ao nível da União.
Os objetivos específicos deverão ser prosseguidos a nível transnacional ou no âmbito de uma dimensão europeia:
- reforçar a sensibilização em termos de memória, da história e dos valores comuns da União e do propósito da União, a saber, promover a paz, os valores da União e o bem-estar dos seus povos, estimulando o debate, a reflexão e o desenvolvimento de rede;
- incentivar a participação democrática e cívica dos cidadãos a nível da União, desenvolvendo a sua compreensão do processo de elaboração das políticas da União e promovendo oportunidades de empenhamento societal e intercultural, bem como de voluntariado a nível da União.
No que concerne aos objetivos da tipologia Rede de Cidades, os municípios e associações que trabalham em conjunto sobre um tema comum, numa perspetiva de longo prazo, podem pretender desenvolver redes de cidades para tornar a sua cooperação mais sustentável.
A ligação em rede entre municípios sobre questões de interesse comum constitui um meio importante para permitir o intercâmbio de boas práticas. A geminação é um forte elo que liga os municípios; por conseguinte, o potencial das redes criadas por uma série de ligações de geminação de cidades deve ser utilizado no desenvolvimento de uma cooperação temática e duradoura entre cidades.
A Comissão Europeia contribui para o desenvolvimento dessas redes, que são importantes para assegurar uma cooperação estruturada, intensa e multifacetada, contribuindo, assim, para maximizar o impacto do Programa.
Descrição do projeto
O Projeto BRIDGE é coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e é financiado pelo programa Europa para os Cidadãos, ação – Rede de Cidades.
O projeto BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe, constituído por 11 organizações de 10 países e foi desenhado tendo em conta o contexto territorial – integração de organizações/municípios transfronteiriços. Com base nessa realidade geográfica, o consórcio partilha a mesma vontade de promover uma cidadania transfronteiriça e uma coesão social além-fronteiras. Esse impulso para a cooperação é concretizado através da abordagem a dois dos principais fenómenos que afetam a União Europeia: euroceticismo e xenofobia.
Considerada a extensão destes problemas em toda a Europa, o consórcio terá a oportunidade de debater esses temas e propor potenciais soluções e/ou partilhar melhores práticas e experiências que cada delegação adota para enfrentar o fenómeno.
Tendo ainda como objetivo fortalecer o sentimento de solidariedade entre membros europeus e países vizinhos reforçando o espírito de solidariedade entre os cidadãos, todos os debates e discussões serão realizados em clima de cooperação. Durante a execução do projeto (até outubro 2022) os parceiros irão analisar as causas que fomentam o sentimento xenófobo generalizado em muitos países, apresentando possíveis soluções para garantir que as regiões transfronteiriças da União Europeia possam, através dos seus próprios meios, melhorar a cidadania europeia.
As soluções podem ser encontradas na pesquisa de ferramentas para combater a ignorância, como alfabetização mediática, contra narrativas, bem como através da partilha de projetos transfronteiriços que fomentam a cidadania Europeia como é o caso do Projeto Eurocidade – Cerveira – Tomiño.
5 Meetings internacionais previstos (a decorrer entre setembro 2021 e outubro 2022)
- 1ST Vila Nova de Cerveira(PT)/Tomiño (SP) 20th - 24TH OCTOBER 2021 – PORTUGAL/SPAIN
- 2ND Slivnitsa (BG)/ Dimitrovgrad (RS) JANUARY 2022 – BULGARIA/SERBIA
- 3RD BORSOD GOVERNMENT (HU)/ROZSNYÓ VÁROS/ROZNAVA (SK) MARCH 2022 – HUNGARY/SLOVAKIA
- 4TH Nova Gorica (SL)/Gorizia (IT) 26th – 29th MAY 2022 – ITALY/SLOVENIA
- 5TH Panevezys (LT)/ Daugavpils (LV) 2nd – 6th SEPTEMBER 2022 – LITHUANIA/LATVIA
Temáticas a desenvolver nas reuniões internacionais
No âmbito dos encontros internacionais, pretende-se abordar os seguintes temas, entre outros:
- Financiar programas e oportunidades para promover a cooperação transfronteiriça e europeia, suspensão do Tratado de Schengen durante a pandemia e os problemas que este causou: "A importância das convenções europeias para os países transfronteiriços"
- Cooperação Transfronteiriça nas Áreas Social, Cultural, Ambiental e de Cidadania. Apresentação das diferentes iniciativas realizadas nos Países envolvidos a favor da cooperação transfronteiriça
- Evolução das relações transfronteiriças / euroceticismo: como mudaram as relações entre países transfronteiriços nos últimos anos
- “Formas formais” de cooperação transfronteiriça / Capital Europeia da Cultura 2025
- Dificuldades jurídicas na cooperação transfronteiriça
https://bridgeeu.wordpress.com/