Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia substitui e reforça iluminação pública no centro histórico

2016/08/05

Dando continuidade a uma política de eficiência energética associada à segurança e bem-estar da população e à valorização de espaços públicos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder a um trabalho de substituição das atuais luminárias incandescentes existentes no Terreiro por tecnologia LED, para além de instalar mais pontos de luz.

Num investimento da autarquia cerveirense, a solução técnica adotada foi objeto de um estudo luminotécnico realizado por uma entidade especializada para evitar as designadas ‘zonas de sombra’ ou ‘zonas escuras’ no Terreiro, aumentando a sustentabilidade, segurança e conforto da iluminação pública, permitindo à autarquia reduzir significativamente a sua fatura energética.

A intervenção teve início com a substituição das luminárias dos candeeiros fixados nas paredes dos edifícios por luminárias de tecnologia LED para ser complementada, à posteriori, com um reforço de mais pontos de luz, de acordo com as indicações do estudo.

O edil cerveirense sublinha uma medida que promove o desenvolvimento sustentável e a ecoeficiência, com os consequentes resultados positivos a nível económico, social e ambiental. “Esta é uma preocupação do atual executivo pois havia muitas reclamações por baixo nível de iluminação naquela que é a nossa sala de visitas”, explica Fernando Nogueira, acrescentando que “o objetivo é continuar a ampliar esta ação a todo o concelho recorrendo às verbas disponibilizadas pelo Portugal 2020 para a eficiência energética.

No futuro, e sempre que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira efetue alguma empreitada no concelho que implique a deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adotada a tecnologia LED, como assim é exemplo a recente requalificação da Piscina Municipal assente numa política de eficiência energética.

Recorde-se que, já no ano passado, o Município de Vila Nova de Cerveira deu início à primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública no concelho para a tecnologia LED, nas freguesias de Sapardos, Mentrestido, Candemil, Gondar e nos dois polos industriais, numa intervenção comparticipada parcialmente por fundos comunitários.